Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Um artista visionário e pioneiro, Sérvulo Esmeraldo nos deixa

2 fev 2017 | Notícias

Por Lucas Magno

Foi no ano de 1951 que Sérvulo Esmeraldo realizou sua primeira exposição individual. Uma trajetória que transformou o artista cearense, nascido no Crato, em uma das maiores referências nacionais da arte cinética. Segundo Silas Martí, repórter especial do Jornal Folha de SP, “Sérvulo foi autor de obras de geometria e de luminosidade singulares”. Aos 87 anos, ele nos deixou, mas seu acervo certamente permanecerá intacto na memória dos apreciadores da cultura local.

servulo_homenagem2

A homenagem de Sérvulo aos jangadeiros cearenses

Com uma vida ativa no que diz respeito à criatividade, Sérvulo também era lembrado pela reinvenção do próprio trabalho, sempre brincando com os sentidos do espectador, gerando questionamentos e levantando a bandeira da forte cultura cratense, porém, com uma estética universal. O artista, inclusive, passou por temporadas na França e na Suíça, onde aprimorou seu olhar acompanhando nomes como o argentino Julio Le Parc e o venezuelano Jesús Rafael Soto.

servulo_homenagem3

“A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) manifesta profundo pesar pela partida do grande artista visual cearense e universal Sérvulo Esmeraldo, o poeta das linhas, que tinha o mundo por ateliê. Aos 87 anos, Sérvulo nos deixou de presente um legado maravilhoso e em constante expansão, graças aos seus incansáveis esforços como artista dos traços, das linhas, um eterno brincante com a luz”, comentou Fabiano dos Santos Piúba, Secretário de Cultura do Estado. O #GaleriaMT deixa essa homenagem a Sérvulo Esmeraldo e o apoio à família e aos amigos.

servulo_homenagem4

servulo_homenagem5

GALERIA+ARTE

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE