Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Um dos principais nomes da arte nordestina, Espedito Seleiro é homenageado pelo Troféu Sereia de Ouro

27 set 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Nascido em Arneiroz, no sertão dos Inhamuns, Espedito Veloso de Carvalho, conhecido como Espedito Seleiro, tornou-se um dos principais marcos da cultura nordestina. E nesta sexta-feira (27), ele será um dos homenageados do 49º Troféu Sereia de Ouro, promovido pelo Sistema Verde Mares, integrante do Grupo Edson Queiroz.

Espedito passou por vários lugares durante sua infância e juventude, mas foi em Nova Olinda, no Cariri cearense que ele criou raízes e deu início ao que seria uma grandiosa carreira, reconhecida no mundo inteiro. A primeira sapataria veio com o intuito de dar continuidade ao ofício do pai, depois virou o principal sustento da família. Vindo de uma família de vaqueiros e seleiros, era com o couro que ele estava destinado a criar carreira.

Fazendo sela e as roupas de couro, foi nesse período que o jogo mudou, a partir de um pedido inusitado de um cigano da região, que queria uma sela diferenciada. Espedito utilizou sua criatividade e as cores do Nordeste para criar a sua arte. A sela ganhou fama e logo ele deixou de ser Espedito Carvalho para ser conhecido como o Seleiro. Na região, todo mundo queria uma sela do famoso artista do couro, que trazia beleza e qualidade em seus produtos.

Seguindo a identidade e a tradição da família com o trabalho do couro, o nome e o trabalho de Espedito Seleiro começou a chegar em outros espaços e sair do interior do Ceará para conquistar o mundo. Em 2000, com o filme “O Auto da Compadecida“, do diretor Guel Arraes, sua arte foi para a tela grande, com peças utilizadas no figurino do longa. De lá, ele foi para o São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda do País, com calçados feitos para o desfile da marca Cavalera.

O reconhecimento foi muito além, conquistando em 2008 o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, concedido pelo Governo do Estado, e 2011, com a Ordem do Mérito Cultural, honra oferecida pela Presidência da República Federativa do Brasil. O seu nome e trabalho são marcas do Nordeste e da cultura brasileira.

Neste ano, além do Espedito serão agraciados com o Troféu Sereia de Ouro o médico Sulivan Mota, o cientista Fernando de Mendonça, a desembargadora Iracema do Vale.

Fotos: Saulo Roberto

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE