Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Unifor inaugura núcleo voltado para o atendimento a vítimas de violência urbana 

4 maio 2023 | Notícias

Por Redação

Serviço oferecerá assistência interdisciplinar por advogados, psicólogos e assistentes sociais, com a participação dos alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade

Randal Martins Pompeu, Katherinne Mihaliuc, Lenise Queiroz, Juliana Mamede e Bruno Paes Manso no evento de lançamento do NAAV (Foto: Ares Soares)

Nos últimos anos, os índices da violência urbana no Ceará têm preocupado e mobilizado o Poder Público e a sociedade. Em razão desse cenário, a Universidade de Fortaleza (Unifor) acaba de inaugurar o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV), instalado no Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor (EPJ). O novo serviço foi lançado, na última quarta-feira (3), com um evento aberto ao público, no Auditório da Biblioteca.

LEIA MAIS >> Sessão solene homenageia os 50 anos da Unifor

M. Dias Branco e Unifor promovem primeira edição do ‘hacka ta on’

Na ocasião, o jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), ministrou uma palestra sobre “Violência Urbana e seus múltiplos impactos“. Com mais de 20 anos de atuação em redações como O Estado de S. Paulo e Veja, o pesquisador é autor de diversos livros sobre a violência no Brasil, tendo vencido o Prêmio Jabuti de biografia e reportagem de 2021.

O jornalista Bruno Paes Manso ministrou uma palestra sobre “Violência Urbana e seus múltiplos impactos” (Foto: Ares Soares)

Na evento, houve ainda o lançamento do livro “A Crise da Segurança Pública e as Facções Criminosas: origens, contexto e alternativas”, de autoria da professora Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito e do Escritório de Prática Jurídica da Unifor e que vai coordenar também o NAVV, juntamente com a professora e diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Katherinne Mihaliuc.

No evento, a professora Juliana Mamede lançou o livro “A Crise da Segurança Pública e as Facções Criminosas: origens, contexto e alternativas” (Foto: Ares Soares)

Assistência interdisciplinar

O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana vai disponibilizar assistência interdisciplinar realizada por profissionais da área do Direito e da saúde, principalmente psicólogos e assistentes sociais. A iniciativa contará também com participação dos alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Unifor.

“A Fundação Edson Queiroz acredita que é de fundamental importância envolver os alunos nesse processo de formação e sensibilização. Além disso, a responsabilidade social está no nosso DNA. Já nascemos com o compromisso de desenvolver projetos que pudessem, de alguma maneira, diminuir as desigualdades sociais por meio da oferta de serviços e oportunidades, especialmente, para as populações mais vulneráveis. O trabalho do Núcleo vai auxiliar também na compreensão da violência urbana e nos ajudar a pensar como podemos contribuir nesse contexto social”, afirma Lenise Queiroz, presidente da entidade.

O Reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Martins Pompeu, ressalta que além do compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, tem como missão contribuir para uma melhor qualidade de vida da sociedade cearense, em seus mais variados aspectos.

“Por isso, diante dos dados preocupantes sobre os índices de violência urbana, idealizamos esse serviço para ampliar o suporte à população, incluindo atendimentos jurídico e psicológico. Por meio do NAVV, a Unifor torna-se, assim, mais um aliado dos cearenses na luta contra os efeitos causados pelos traumas decorrentes da violência urbana”, comenta.

Rede de apoio

No NAVV, será oferecido suporte amplo, com atendimento psicossocial e jurídico. Por meio do serviço, será disponibilizada, de forma gratuita, rede de acolhimento e amparo a essas vítimas com orientações de natureza jurídica, obtenção de documentos e, eventualmente, judicialização de algumas demandas para atender essa população, que pode ser tanto uma vítima sobrevivente ou seu núcleo familiar.

“Como o fenômeno da violência urbana é complexo e se manifesta de diversas formas, com múltiplas causas e consequências, é essencial esse trabalho interdisciplinar e em rede para podermos dar os encaminhamentos necessários a cada demanda”, esclarece Juliana Mamede.

Por isso, estarão envolvidos no Núcleo também psicólogos que darão o auxílio necessário para o tratamento dos traumas oriundos das violências sofridas, que têm causado adoecimento mental a todos que são impactados, direta ou indiretamente, pelos atos. Nesse sentido, o NAVV contará com o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor.

“Essa parceria envolve tanto o EPJ quanto o NAMI, no atendimento à população. Inicialmente, será ofertado atendimento ambulatorial em psicologia, porém, posteriormente, o NAVV  também desenvolverá ações voltadas para a prevenção, em apoio às campanhas dos órgãos governamentais. Sendo assim, vislumbramos a possibilidade de, no futuro, serem incluídos outros serviços da área da saúde, a depender das demandas das pessoas atendidas”, acrescenta Lia Brasil, professora e diretora do CCS.

Escritório de Práticas Jurídicas

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor presta atendimento gratuito à comunidade por meio do encaminhamento de processos e orientações de natureza legal. Ele é campo de estágio para os alunos da instituição, em especial dos cursos de Direito e Psicologia, que operam sob a supervisão de professores e com uma equipe de analistas jurídicos, psicóloga e assistente social.

O objetivo do Escritório é propiciar o aprendizado prático das disciplinas do programa curricular, bem como garantir a experiência em várias modalidades de efetivação da justiça, de forma a habilitar os acadêmicos a atuar de forma interdisciplinar.

O EPJ trabalha em parceria com a Defensoria Pública Estadual, com a Justiça Federal do Ceará (21ª Unidade do Juizado Federal), com o Tribunal de Justiça (23ª Unidade do Juizado Estadual) e o Procon/Assembleia. O atendimento ocorre por meio de senhas distribuídas para os horários de atendimento ou por agendamento pelo Serviço Social.

Núcleo de Atenção Médica Integrada

Já o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, referência nas regiões Norte e Nordeste, realiza atendimentos multidisciplinares tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular. 

Como parte da sua responsabilidade social, o NAMI oferece diversos serviços – exames, vacinas, análises clínicas, centro de imagens, entre outros – sempre reforçando a excelência na assistência à população. O Núcleo realiza atendimentos ambulatoriais na área médica, bem como das áreas de farmácia, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, além de serviços de reabilitação.

Veja mais fotos do evento de lançamento, por Ares Soares.

Serviço

Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana da Unifor

Local: Escritório de Práticas Jurídicas, bloco Z (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)
Informações: (85) 3477-3406

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE