Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Veja a programação do Festival Internacional de Teatro de Boneco no Ceará

25 ago 2022 | Notícias

Por Redação

O Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco (Fibce) terá participantes de 6 países, incluindo o Brasil, com convidados de 4 estados. Toda a programação é gratuita

“Gabinete de Curiosidades”, da Cia Tu Mateixa Marionetes (Foto: Divulgação/Laura Faleiros)

“Mestre Pedro Boca Rica sob o olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória” é o tema desta edição do Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco (Fibce), que contará com apresentações no Ceará, nos dias 29 e 30 de agosto nas cidades de Barbalha e Crato, de 1º a 3 de setembro em Ocara, cidade de Mestre Pedro Boca Rica, e nos dias 5 e 6 de setembro em Fortaleza.

LEIA MAIS >> Edisca apresenta espetáculo inspirado em vivências da periferia no Theatro José de Alencar

João Gomes é confirmado no Rock in Rio 2022

O Fibce é uma mostra não competitiva de espetáculos locais, nacionais e internacionais de teatro de boneco, boi e reisado, online e presencial. De agosto a novembro, o evento contará com uma rica programação presencial e online de espetáculos e ações formativas. Artistas, companhias de teatro de bonecos e pesquisadores de seis países integram esta edição: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Uruguai. Do Brasil, além do Ceará, o festival terá convidados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ações formativas de 10 de outubro a 19 de novembro também integram a programação, com multirresidências presenciais em Ocara, lançamento de livro e seminário online. O livro é “Mestre Pedro Boca Rica sob o Olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”. É um livro-catálogo sobre Mestre Pedro Boca Rica, espelhando o registro, a memória e o pensamento do Fibce. O lançamento online será em 16 de novembro – dia de nascimento de Pedro Boca Rica, em 1936 – e no dia seguinte começa o seminário online sobre o tema do livro e do Fibce. Serão 3 dias de seminário online (17, 18 e 19 de novembro).

A cada edição o Fibce dedica homenagem a um artista de boneco, boi ou reisado de grande importância para a cultura do Brasil, do Ceará. Nesta edição, as honras vão para Wagner Oliveira, multiartista de Ocara, Ceará. Bonequeiro, sanfoneiro, artesão, escultor, multiinstrumentista, apicultor, ele é também sobrinho do mestre Pedro Boca Rica.

Multiartista Wagner Oliveira (Foto: Divulgação)

Barbalha e Crato

A programação começa no dia 29 de agosto no Cariri, na Escola de Saberes de Barbalha, para apresentações online de “Gabinete de Curiosidades”, da Cia Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo, e “Périplo Varieté”, da Cia Periplo Marionetas Puppets Makers, da Espanha. No dia 30, estudantes e público em geral conferem na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, no Crato, de forma online, o espetáculo “Passos Largos”, do grupo Coriolis Teatro de Objetos, do Uruguai.

No mesmo horário e local, acontece a apresentação presencial do espetáculo “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, e a programação termina na Escola de Saberes de Barbalha com apresentações de duas atrações da cidade, o espetáculo “Chavascal”, do grupo Teatro de Bonecos de Barbalha, e o Reisado de Congo São Miguel Arcanjo do Mestre Serginaldo. 

Ocara

Em Ocara, o Fibce estará de 1º a 3 de setembro com programação em vários locais: no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Luís Cândido de Oliveira, no Teatro Ventos da Alegria da Escola Municipal de Artes Catavento, no Pátio da Escola de Ensino Fundamental José Pereira de Souza, que fica no Distrito de Sereno, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e na Praça de Eventos, onde será a abertura na cidade, no dia 1º, com a Cia Os Tecelões Teatro de Bonecos, de Fortaleza, apresentando “As Estripulias de Benedito Contra Cobra Caninana”, como parte do Projeto Escola, e onde será o encerramento, na noite de sábado (3), com homenagem a Wagner Oliveira, apresentação de “O Auto do Boi Coração”, do Grupo Junina Boca Rica, e do Reisado com Mestre Chico Cabeludo, ambos da cidade.

No dia 2, no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Luís Cândido de Oliveira, os estudantes conferem o espetáculo online “Onheama”, de São Paulo. No Teatro Ventos da Alegria da Escola Municipal de Artes Catavento haverá apresentação presencial de “As peripécias de Boca Rica”, direção da Professora Izaurita Souza, de Ocara, e ao Distrito de Sereno o Fibce leva o Mestre Gilberto Calungueiro, de Icapuí, para uma apresentação de “Budiga o Pescador de Sonhos e as Aventuras de Baltazar”, para estudantes do Projeto Escola do Fibce, e público em geral.

No último dia, além da programação à noite na Praça Central, o festival apresenta pela manhã, de forma online, o espetáculo “Só Sonho Samba”, da Cia Bonecos Urbanos, de São Paulo, para estudantes no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

Fortaleza

O Cineteatro São Luiz, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece) e a Praça do Ferreira são os locais dos espetáculos do Fibce em Fortaleza, nos dias 5 e 6 de setembro. No Cineteatro e na Bece, o Fibce receberá estudantes da rede pública municipal, além de público em geral, com o espetáculo presencial de “Dadá Memê – A Alegria de Nascer”, da Cia Boca Rica, de Fortaleza, e as apresentações online de “Feios”, da Companhia Teatro e Seu Duplo, do Chile, “Onde está Borondongo?”, da Cia A alma em um fio de marionetas, da Argentina, e “Gabinete de Curiosidades”, da Cia Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo. O encerramento será na Praça do Ferreira no dia 6 à tarde com “Casimiro Coco e a peleja da jumenta”, uma apresentação do CircoLar Sr. Juarez / Grupo Brincantes do Eusébio.

Serviço

Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – Fibce
Espetáculos: 29 e 30 de agosto (Barbalha e Crato); 1º a 3 de setembro (Ocara); 5 e 6 de setembro (Fortaleza) de 2022
Ações Formativas: 10 de outubro a 19 de novembro de 2022 com multirresidências presenciais em Ocara, lançamento de livro online e seminário online.
Toda a programação é gratuita
Informações e contatos: [email protected] | Telefone: 85 98758.1374.
Redes Sociais: Instagram

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE