Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Victor Perlingeiro será um dos curadores da 74ª edição do Salão de Abril

13 fev 2023 | Notícias

Por Redação

O diretor da Galeria Multiarte assume a missão ao lado de Jonas Van e Galciani Neves

Victor Perlingeiro possui vasta experiência curatorial (Foto: Igor Cavalcante)

O diretor da Galeria Multiarte, administrador e pesquisador Victor Perlingeiro será um dos curadores do 74º Salão de Abril, ao lado dos pesquisadores Jonas Van e Galciani Neves. Em entrevista ao Site MT, Victor falou sobre o convite para participar da equipe curatorial de uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina.

LEIA MAIS >> Revista Márcia Travessoni ed. 22: Azuhli, Berin e Cadeh Juaçaba

Obra do cearense Cadeh Juaçaba participa de exposição no Museu da República

“Receber o convite e o reconhecimento de estar à altura do Salão de Abril foi muito satisfatório. Conheço bem a história do Salão, sei de todas as questões que ele enfrentou nos últimos anos e passei a ter uma relação ainda mais próxima quando, na Galeria Multiarte, recebemos o ‘Salão de Abril Sequestrado’ que foi uma edição realizada pela própria sociedade civil. É um reconhecimento muito legal de fazer parte desse corpo curatorial que é uma equipe muito qualificada, jovem e acho que vamos trocar experiências muito importantes”, comenta.

Vale ressaltar que Victor Perlingeiro é um dos entrevistados da nova edição da Revista Márcia Travessoni. Na matéria, ele fala sobre o cargo de diretor da Galeria Multiarte e o desafio de movimentar o mercado e o público em um novo contexto de se relacionar com a arte.

Artistas nordestinos

O edital do 74º Salão de Abril recebeu 339 inscrições entre artistas do Ceará e de outros estados do Nordeste, com propostas de obras que vão desde pinturas e instalações a videoartes e performances. Todas foram habilitadas para concorrer à próxima fase da seleção, que consiste na análise artística dos trabalhos por parte da equipe curatorial. Nesta edição, ao todo, serão selecionados até 38 trabalhos artísticos com temática livre para compor a mostra.

Segundo Victor, o principal desafio desse processo será enxergar um percurso que deverá ser criado a partir dos trabalhos enviados. “Esse ano, o Salão vai ser executado pensando regionalmente pegando todo o território nordestino. Acho que a gente vai conseguir encontrar vários projetos interessantes, como já estamos encontrando. Projetos muito questionadores que trazem à tona os desafios da nossa contemporaneidade”, afirma o curador.

Sobre a mostra

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.

A edição deste ano, receberá curadoria de um grupo composto por professores, pesquisadores e artistas. Conheça os curadores:

Jonas Van

Quem abre a lista de curadores é o cearense Jonas Van. Ele é pesquisador e artista transnordestino. Sua prática está inscrita entre transmutações, linguagem, ficção especulativa e espiritualidade, usando som, vídeo e poesia. Seu trabalho propõe narrativas íntimas teóricas e ficcionais, fraturas linguísticas e temporais a partir de uma perspectiva anticolonial.

Esteve em residência no México, Bolívia, Portugal, Espanha, Brasil e Suíça. Foi premiado em 2016 com o prêmio EDP nas Artes Tomie Ohtake e em 2022 com o prêmio Helvetia Art Prize. Atualmente é mestrando no Programa em Pesquisa e Artes Visuais – CCC (Estudos Críticos, Curatoriais e Cybermedia) na HEAD – Genebra e é co-curador no espaço de arte Urgent Paradise em Lausanne (CH). Atualmente, vive e trabalha em Genebra (CH).

Galciani Neves

A segunda curadora é Galciani Neves, que nasceu em Fortaleza, mas mora em São Paulo, de onde sente falta do mar. É curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista e o título de doutora (2014) na mesma instituição com a tese Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil. É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (EDUC, 2016, com auxílio FAPESP).

Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Práticas artísticas contemporâneas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), coordenadora da Bolsa IAC de pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea e uma das consultoras-colaboradoras artístico-pedagógicas da Biblioteca-Floresta, trabalho sócio-artístico-ambiental de Simone Moraes, em Goiás.

Victor Perlingeiro

Já Victor Perlingeiro é diretor da Galeria Multiarte, administrador e pesquisador. Com vasta experiência curatorial, coordena catalogações de patrimônios públicos e privados, exposições de itinerância nacional, além de dirigir um importante grupo de estudos sobre a história da arte do Estado do Ceará.

Em suas últimas realizações está a execução do Memorial Edson Queiroz, da exposição “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922”, na Galeria Multiarte, Fortaleza, Pinakotheke Cultural, São Paulo e Rio de Janeiro, da exposição “Luciano Figueiredo: Próxima parada”, na Galeria Multiarte, Fortaleza, da exposição “Leonilson por Antonio Dias”, na Galeria Multiarte, Fortaleza, Pinakotheke Cultural, São Paulo e Rio de Janeiro, da exposição “Universo gráfico de Candido Portinari”, na Galeria Multiarte, da exposição Irmãos Campana, na Galeria Multiarte, e a exposição “Jaildo Marinho: Origens”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE