Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará tem homenagem a Sérvulo Esmeraldo

22 jul 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

No ano em que completaria 90 anos, o artista cratense Sérvulo Esmeraldo será homenageado na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Sua obra La Femme Bateau está presente na identidade visual do evento. A Bienal acontece de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará.

A La Femme Bateau é uma escultura que estava fixada na Ponte dos Ingleses, mas foi arrastada pela ressaca do mar em março de 2018. Resgatada dias após o incidente, deve voltar para seu lugar de origem em breve.

A obra, passível de múltiplas interpretações por quem a vê, chamou a atenção de Anna Dantes, editora carioca responsável por criar o selo e a identidade visual da edição 2019 do evento.

“Eu tinha outra proposta para a identidade visual. Quando vi a Femme Bateau do Sérvulo, ela tomou conta da ideia do selo. Ela é poética, potente e tem uma relação afetiva com a cidade. É uma imagem muito interessante, que se transforma a partir da leitura que se faz dela; pode ser rebocador que solta fumaça ou uma mulher barco”, ressalta a editora.

Para a editora, a Femme Bateau está alinhada à mensagem que o evento quer passar. “É uma Bienal voltada para o entendimento de que temos que abrir espaço para mundos possíveis, para cidades possíveis”, explica.

De acordo com Anna, o projeto gráfico do evento é baseado em cores e tipologia simples, com a utilização de letras manuais e de fonte que estará presente na sinalização e na escrita de toda a Bienal.

Dodora Guimarães, viúva do artista e presidente do Instituto Cultural Sérvulo Esmeraldo considera a homenagem poética. “Sérvulo Esmeraldo amava os livros. Há, inclusive, um texto seu no qual ele se apresenta como um livro. Os livros sempre estiveram presentes na vida dele. Na infância e juventude ele foi muito influenciado pelos livros, como leitor e pesquisador”, afirma.

Além da presença de sua obra da identidade do evento, atividades didáticas para trabalhar a vida e a obra de Sérvulo também devem ser desenvolvidas durante a Bienal.

Serviço

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 16 a 25 de agosto, das 10h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará.

Foto: Gentil Barreira

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE