Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

XIV Festival da Lagosta começa nesta sexta-feira (19), em Icapuí

17 nov 2021 | Notícias

Por Redação

Programação se divide em oito praias e segue até o dia 28 de novembro com circuito gastronômico, oficinas, apresentações artísticas e exposição

amar a mar, bobó de lagosta
Bobó de lagosta. (Imagem: Divulgação/Flávio Oliveira)

Começa nesta sexta-feira (19), o tradicional Festival da Lagosta, em Icapuí, no Litoral Leste do Ceará. A cerimônia oficial de abertura será às 18h, na Oh! Linda Pousada, na Praia de Redonda, com a presença de parceiros e representantes dos restaurantes participantes. A noite conta também com apresentações artísticas em outras duas praias da região: Olho D’Agua, com Beth e Jamir, às 20h, no restaurante Mistura do Nordeste, e Praia de Tremembé, com Eliane e Koka Mil, às 21h, na Pousada Tremembé. A tradicional Regata de Jangadas, acontece no dia seguinte (20), às 10h, na praia de Ponta Grossa.

LEIA MAIS >> Confira os destaques da 3ª e ultima noite do Festival de Cultura de Aracati

Diogo Nogueira e Paolla Oliveira comandam live da DelRio no dia 25

Respeitando os protocolos sanitários adotados no período, a 14ª edição do festival terá circuito gastronômico, oficinas, apresentações artísticas e exposição até o dia 28 de novembro. A programação acontece em oito praias da região: Ponta Grossa, Redonda, Barreiras, Requenguela, Vila Nova, Olho d’Água, Tremembé e Praia do Ceará. A ideia é evitar aglomeração por conta da covid-19 e fazer com que os visitantes conheçam ainda mais a região. Para participar do evento, o público deverá apresentar o comprovante de imunização ou o teste negativo de coronavírus realizado nas últimas 24 horas. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do evento.

Durante os 10 dias do evento, das 10h da manhã à meia-noite, o público poderá degustar pratos à base de lagosta no Circuito Gastronômico do festival. Serão 21 estabelecimentos, entre barracas de praias, restaurantes de pousadas e de rua, que vão dispor de um prato à base da iguaria no cardápio do festival. Na compra de cada um dos 21 pratos participantes, o cliente ganha 1 Coca-cola (KS 290ml ou lata 350ml), sem açúcar, conforme a disponibilidade do estabelecimento. 

Cada restaurante irá oferecer um prato diferente. (Imagem: Divulgação/Flávio Oliveira)

CIRCUITO GASTRONÔMICO – PRAIAS E ESTABELECIMENTOS

Todos os espaços gastronômicos estarão obedecendo o limite de público. Na Praia de Ponta Grossa, está participando o Refúgio Canaã (Trio lagosta canaã), Garfo com Letras (Lagosta o pescador) e Barraca Pantanal (Lagosta Pantanal). Na Praia de Redonda, a Oh! Linda Pousada (Moqueca de lagosta), Restaurante Jangadeiro (Consomê de lagosta), Oca Manzuá (Lagosta grelhada com batata na manteiga), Barraca da Boneca (Espetinho de lagosta), Pousada Encanto Há (Lagosta encantada), Cais Bar Redonda (Lagosta no cais), Casa da Gil (Linguine ao molho de lagosta) e Barraca do Carlinhos (Lagosta ao alho e óleo).

Restaurantes terão limite de público, atendendo às medidas sanitárias. (Imagem: Divulgação)

Na Praia de Barreiras, a Pousada Amor a Mar (Bobó de lagosta), Barraca Brisa do Mar (Lagosta no abacaxi) e Barraca da Peixada (Trio da lagosta). Na Praia da Requenguela, a Barraca do João Velho (Lagosta costa do sol); na Praia de Vila Nova, a Pousada Cenário Ideal (Lagosta no cenário); no Olho D’Água, a Mistura do Nordeste (Lagosta ao molho branco); na Praia de Tremembé, a Casa do Mar (Lagosta ao thermidor) e a Pousada Tremembé (Lagosta no abacaxi); e na Praia do Ceará, a Peixada do Toinho (Lagosta ao alho e óleo) e a AV Restaurante (Lagosta ao molho demi-glace).

Além dos pratos à base de lagosta, os 21 estabelecimentos também participarão da Mostra Paralela de Gastronomia Tradicional, com pratos variados que fazem parte de seus cardápios. Aos fins de semana, de sexta a domingo, os locais serão animados com apresentações artísticas ao longo do dia, entre 12h e 20h, e todos eles serão identificados com a marca do Festival. 

Festival da Lagosta de Icapuí. (Imagem: Divulgação/Felipe Abud)

O Festival da Lagosta promoverá atividades formativas para estudantes da rede pública e integrantes da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur). Serão realizadas três oficinas: Oficina de Gastronomia no dia 18 de novembro, às 10h, para os empreendedores associados ao GDTur; e Oficinas de Artesanato em Coco e de Fotografia respectivamente, nos dias 19 e 23 de novembro, às 14h, para alunos de escolas públicas de Icapuí.

Além disso, o público poderá conhecer a trajetória de 14 edições do evento através de uma exposição itinerante de cartazes e registros fotográficos. A cada dia a exposição será instalada no stand de um restaurante do circuito, fazendo assim a sua história circular por todo o evento.  

O XIV Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTUR), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e da Secretaria do Turismo do Governo do Estado do Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE), por meio da Lei nº 13.811 de 16 de agosto de 2006, do Banco do Nordeste e do Governo Federal. Agradecimento: Coca-Cola. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE