L’Oréal Brasil é referência sustentável global

Por Lucas Magno

lorealO grupo virou um dos mais respeitados quando se trata do movimento ecofriendly.

nature

O grupo L’Oréal Paris tem 105 anos de história no mercado de beleza. Só no Brasil, a empresa já funciona desde 1959 e é uma das líderes na produção de cosméticos, com um portfólio de 25 marcas internacionais, diversificadas e complementares no País. Ao todo, a L’Oréal brasileira emprega cerca de 2.700 profissionais e gera um faturamento anual de mais de 2 bilhões de reais. Nada mal… Mas por que estamos falando do sucesso do grupo? 1. É um case absurdo, de inspiração global. 2. Foi comprovado que a L’Oréal Brasil pode se tornar a líder do desenvolvimento sustentável do grupo no mundo. O que é uma surpresa ótima, levando em consideração que o mercado de beauty tende a ser um dos que mais liberam CO² na atmosfera.

Pra se ter uma ideia, as atividades do grupo em solo nacional começaram a implantar iniciativas sustentáveis nas fábricas em 2012, e, de lá pra cá, a economia anual passa dos 4 milhões de reais. Os dados de 2013 são impressionantes: no fim do ano, a L’Oréal Brasil já havia registrado a diminuição em 43.1% nas emissões de CO², 26.7% no consumo de água por produto finalizado e 19.6% no consumo de energia também por produto finalizado. “O Brasil tem potencial para liderar este projeto, seja pelo nosso tamanho, nosso crescimento econômico ou nossa importância no cenário atual, temos capacidade para criar iniciativas que realmente façam a diferença”, afirma o presidente da L’Oréal Brasil, Didier Tisserand.

A meta do grupo é que 100% dos produtos fabricados tenham um benefício ambiental ou social. O deadline é o ano de 2020, e o caminho está sendo traçado com convicção. Os métodos nacionais são tão eficazes que as unidades da Itália e de Paris já estão desenvolvendo as ações brasileiras em seus sistemas de conduta profissional. Ponto alto pro mercado Brasileiro e certamente uma inspiração pro desenvolvimento sustentável local e mundial. L’Oréal Brasil, you go, girl!

+

1138630

O grupo também está em fase de construção do novo Centro de Inovação e Pesquisa, que será instalado no primeiro Polo Verde do Brasil, na Ilha de Bom Jesus. Lá serão pesquisados métodos ainda mais relevantes para a produção sustentável do país, sem falar dos milhares de empregos gerados e a movimentação da economia ambiental. Isso sim é luxo.

Por Lucas Magno

Veja também