Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

"Vaia Cearense"

Diego Chehin

29 jul 2021

As cinco melhores coisas do Ceará

O humor

O humor

Listo logo o humor cearense, uma das maiores forças contra a tristeza, capaz de fazer o mais desanimado sorrir, e aquele cabisbaixo se abrir. Minhas lembranças no Ceará estão todas costuradas por tardes inteiras rindo com as melhores companhias, seja me acabando no Theatro José de Alencar com As Travestidas, seja me divertindo com a molecada animada de Moitas ou ainda escutando as (exageradas) histórias de pescador em Mandaú. Há algo de ingênuo, leve e único no humor cearense: é quando a alma ri. É quando nos falta o ar pelos melhores motivos.

Cultura Nordestina

Cultura Nordestina

Estamos falando da melhor região do país e, no Ceará, a gente esbarra com tudo que o Nordeste tem de melhor. Música, artesanato e arte nordestina estão em toda esquina. Além daquilo que o Nordeste tem de mais grandioso: a hospitalidade. Da mesma maneira que nos demais estados nordestinos, o Ceará chega nos emociona com a forma de acolher, receber e entreter. Quem vem de fora chega estranha tamanho cuidado e simpatia. Na hora da despedida, cadê que a gente dá conta de se esquecer? O Nordeste é espelho do brasileiro que todos deveríamos ser, e o Ceará a real definição de viver.

Pé na Areia

Pé na Areia

Meu amado Rio de Janeiro que me perdoe, mas o “pé na areia” em Canoa Quebrada ou Jericoacoara tem um valor especial, talvez pela paisagem quase insuperável. E bora combinar que essa cultura das barracas, como rola na Praia do Futuro, também não é das piores, assim como das redes na água do mar. Ou seja, no Ceará, o pé na areia também ganha ares de pés para cima ou pés nas águas e não achamos ruim não. Com direito a um horizonte que, em muito, supera a maior parte do vasto litoral brasileiro.

Instagramável

Instagramável

Se a onda são selfies no insta, no Ceará você tira fotos com mar, escultura, mercados, feiras, centros históricos, rios, gente ao fundo. Em um dia, você esbarra com uma pluralidade absurda de lugares instagramáveis. Prefere Tik Tok? Pois arrase na dancinha, no meio da rua mesmo, que é capaz do pessoal se juntar e fazer bagunça junto. Está com o Linkedin em dia? Pois divulgue a rodo enquanto estiver em terras cearenses e, quem sabe, você nem usa sua passagem de volta e fica por aí mesmo, desejo maior de quem pensa em viver bem. Eu mesmo que o diga. Tento há anos esbarrar com esse bilhete premiado.

Vaia Cearense

Vaia Cearense

Não há nada mais contagiante que a Vaia Cearense, escrita em letra maiúscula porque, vamos combinar, trata-se de uma entidade cultural já. A Vaia talvez traduza tudo que tento trazer nesta lista: humor, hospitalidade, leveza e carisma. É das melhores formas de incentivo, de apoio e de torcida. Além de algo único: autorreconhecimento. É saber que sangue cearense corre na veia e, ao escutá-la, reconhecer um conterrâneo por perto. A Vaia Cearense talvez seja a melhor definição para “tamo junto”. E não falo só da Vaia em si, mas também deste novo espaço na plataforma MT, onde estaremos juntos para divulgar, apoiar e incentivar o que o Ceará tem de melhor a oferecer.

A “Vaia Cearense” é uma interjeição sonora típica do Ceará,
usada para celebrar algo ou demonstrar entusiamo. É uma forma
também de cearenses se reconhecerem em qualquer parte do mundo.

Diego Chehin

@poncedeleondiego

Jornalista, professor, gestor de mídias e pai de três. No Site MT, trabalha como editor, provocador e “implorador” por motivos para visitar o Ceará.

Diego Chehin