Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

"Vaia Cearense"

Tainã Maciel

24 set 2021

Cinco lugares para ver exposições de arte em Fortaleza

Sobrado Dr. José Lourenço

Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma - hoje Rua Major Facundo, no bairro Centro - é um prédio charmoso que foi tombado pelo Estado e abriga um espaço cultural de múltiplo uso. Atualmente, o Sobrado Dr. José Lourenço reabriu com a exposição "Rarefeito" que reúne obras de artistas visuais mulheres de diversas gerações e linguagens com obras que refletem sobre o feminino, a memória e a política de nossos tempos. Para mais informações, acesse o Instagram @sobrado154.

Museus do Dragão

Museus do Dragão

Depois de passarem por reforma, os Museus que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), reabriram em setembro com novidades. O Museu de Arte Contemporânea do Ceará traz as exposições “Um atlas para Hélio Rôla” e “Um desvio nem sempre é um atalho” e o Museu da Cultura Cearense reapresenta a exposição “Vaqueiros”, recentemente renovada. Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, os equipamentos estão operando com até 50% da capacidade de atendimento. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram @dragaodomar.

Museu da Indústria

Museu da Indústria

Localizado no Centro de Fortaleza, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público há sete anos, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral. Vale a pena conferir! Para mais informações, acesse o perfil do Instagram @museudaindustria.

Casa José de Alencar

Casa José de Alencar

Esse espaço funciona como um centro cultural que abriga a casa onde o escritor José de Alencar viveu sua infância, bem como o primeiro engenho a vapor do estado do Ceará, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A área pertence e é mantida pela Universidade Federal do Ceará, que a adquiriu em 1965. O prédio projetado no estilo colonial possui áreas de exposição: o museu Arthur Ramos, coleção de rendas de bilro Luiza Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira e o Salão Iracema Descartes Gadelha. Para mais informações, acesse o Instagram @casadejosedealencaroficial.

Espaço Cultural Unifor

Espaço Cultural Unifor

O Espaço Cultural Unifor também é um importante instrumento de disseminação da arte em Fortaleza. Atualmente, o espaço abriga a exposição “50 duetos” que celebra os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ). A mostra promove um passeio por mais de 100 obras de artistas como Sérvulo Esmeraldo, José Guedes, Alfredo Volpi e Adriana Varejão. A exposição conta ainda com experiências sensoriais despertadas pelos áudios, vídeos e músicas que complementam as referências ao público. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram @uniforcomunica.

A “Vaia Cearense” é uma interjeição sonora típica do Ceará, usada para celebrar algo ou demonstrar entusiasmo. É uma forma também de cearenses se reconhecerem em qualquer parte do mundo.

Tainã Maciel

@tainacomtil

Repórter há dois anos da Plataforma MT, apaixonada por moda e agitadora cultural nas horas vagas.

Tainã Maciel