Desbravar o litoral cearense pode ser surpreendente. Se você curte destinos fora do óbvio, então, ficará impressionado com a quantidade de praias que são verdadeiros paraísos inexplorados com paisagens de tirar o fôlego. O site MT Galeria fez uma seleção de quatro destes destinos para você conhecer:

Caetanos de Cima

A Praia de Caetanos de Cima, no município de Amontada, é ideal para quem busca calmaria e privacidade. Localizada no litoral oeste, a comunidade possui um pouco mais de 250 famílias e recebe, em média, 300 turistas por ano. A maior fonte de renda dos moradores é o turismo comunitário sustentável, a agricultura familiar e a pesca artesanal. A população é bastante acolhedora e abriga a maior parte dos turistas em suas próprias casas, a um preço justo.

A região praiana é composta por muitas dunas fixas e lagoas, e o mar é bem calmo. Caetanos de Cima fica distante 200 km de Fortaleza ou duas horas e meia de carro.

Barra dos Remédios

Escondida em Camocim, a desértica Praia da Barra dos Remédios é mais conhecida como o “Caribe Cearense”. Com águas cristalinas e cenário bucólico, ela fica isolada entre dunas do local e é repleta de piscinas naturais. A área é ideal para um passeio de buggy, por exemplo. Já o mar é tranquilo e lembra a calmaria de um rio.

Não é possível se hospedar nos arredores da praia, por isso o ideal é que os turistas busquem acomodações em Camocim.

>> LEIA TAMBÉM: Cinco canais do youtube para você planejar a sua viagem

Retirinho

A praia de Retirinho, em Aracati, é frequentemente um destino esquecido no roteiro dos visitantes da cidade. Um grande erro, visto que este paraíso, cercado por falésias coloridas, abriga paisagens selvagens de tirar o fôlego, águas calmas e mornas e piscinas de água doce corrente.

Quixaba

A 15 km de Aracati, a Praia de Quixaba possui imponentes formações rochosas e é rodeada por incríveis falésias brancas, que merecem um passeio mais atento. A água, transparente e morna, é um convite perfeito para um mergulho demorado ou um passeio de jangada. Na região, bem abastecida, é possível encontrar hospedagens variadas e muitos restaurantes.

Em setembro, acontece o Festival do Camarão, que movimenta a área com shows de atrações locais e nacionais.

Foto: Reprodução