Quem já leu o livro “Sob o Sol da Toscana”, de Frances Mayes, ou assistiu ao clássico filme “Beleza Roubada”, de Bernardo Bertolucci, já se imaginou passeando pelos belíssimos campos da Toscana, na Itália. Lugar onde a natureza exuberante se mistura ao romantismo do imaginário popular.

Inspirados na recente viagem da arquiteta cearense Rebeca Parente pela região, listamos aqui dicas imperdíveis para quem quer se aventurar por um dos destinos mais procurados do hemisfério norte.

Onde fica a Toscana no mapa?

A Toscana fica no coração da Itália, bem no meio da bota. Os vinhedos ficam ao redor de cidades como Siena, que é o ponto de referência do mapa. À direita e abaixo tem uma pequena indicação de onde está o vinhedo Banfi. O lugar é um must go para quem visita a Toscana.

Florença

Florença não pode faltar em nenhuma viagem pela Toscana que se preze. É uma das cidades mais bonitas, e também a mais representativa do ponto de vista histórico. Passar um dia nos museus mais famosos da Itália, entrar neste clima único da cidade e admirar as obras dos ilustres Cimabue, Giotto, Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo e Raffaello.

Siena

A segunda cidade que você não pode deixar de visitar é Siena, uma das mais amadas e visitadas da Toscana, um lugar rico em história e arte, mas também de fortes tradições, ligadas principalmente às competições entre os distritos e o famoso Pálio de Siena. Aconselhamos ir direto para o centro da cidade, para a maravilhosa Praça del Campo, um dos símbolos da cidade.

Chianti

Já que estamos falando de Siena, não podemos deixar de sugerir visitar os arredores dos campos de Chianti. Seguindo a estrada que vai de Sena para Greve in Chianti, é possível atravessar o centro de tudo: os clássicos montes de Chianti, onde as cores da cidadezinha encantadora surpreende.

Vale de Orcia

Quando você olha para um cartão postal da Toscana, com certeza vai ter uma imagem de Vale de Orcia. São colinas verdes e amarelas, com caminhos sinuosos que vão até o alto, com ciprestes solitários. A paisagem vai deixar você impressionado. Entre os lugares mais importantes nessa região, encontramos Montalcino e Montepulciano, cidades famosas pelo seu excelente vinho tinto. Também tem Pienza, com sua praça renascentista e San Quirico D’Orcia, com os Jardins Leonini no centro histórico. Depois há os centros menores, como Bagno Vignoni e Buonconvento.

Ilha de Elba

A Ilha de Elba é considerada a “Pérola do Mediterrâneo e do Arquipélago Toscano”, destino turístico incessante que, de certa forma, tem as ruínas como fonte de sustento. A beleza e a importância desta ilha no decorrer da história da humanidade não são apenas pela sua diversidade de paisagens, mas também pelos seus recursos minerais – que desde a antiguidade despertavam a curiosidade e encantavam o povo de todas as épocas (incentivando a exploração também nos lugares mais escondidos).

Que tal?