Quem está de viagem marcada para Orlando, nos Estados Unidos, pode se programar para fugir dos tradicionais parques e conhecer o Kennedy Space Center Visitor Complex, um centro de lançamentos e desenvolvimento de tecnologia espacial da NASA, que oferece uma programação completa para toda família e programas interativos que funcionam o ano inteiro.

Localizada em Cabo Canaveral, a 45 minutos de carro da cidade de Orlando, o espaço tem como nova atração o ATX Center.

O programa inédito do Kennedy Space Center para 2018 propõe duas novas experiências: a primeira, Experiência de Treinamento de Astronautas Geração Marte, oferece o treinamento para astronautas, com duração de cinco horas, utilizando tecnologias de simulação imersiva para transportar os turistas para Marte, treiná-los para viver e trabalhar em ambientes severos, e ensinar-lhes a utilizar as tecnologias reais da NASA para abordar esses desafios.

Já Mars Base 1, a segunda nova atração, oferece aos participantes a chance de embarcar numa simulação de vivência em Marte por sete horas como astronautas novatos. Na atração, podem realizar operações de base juntamente com experimentos científicos reais e tarefas de engenharia. ATX- Experiencia de Treinamento de Astronautas Geração Marte e Mars Base 1 possuem um custo extra não incluso no ingresso de entrada ao parque.

Com mais de três décadas de missões espaciais, totalizando 33 incursões e incluindo ajuda na construção da Estação Espacial Internacional, o ônibus espacial Atlantis também é um dos destaques do Complexo.

O salão de exibição do ônibus espacial Atlantis tem mais de oito mil metros quadrados e contou com um investimento de US $100 milhões. O ônibus espacial foi erguido a dez metros de altura e inclinação de 43 graus e com as portas do compartimento de carga abertas, tudo para melhor observação dos visitantes.

Para completar a atração, uma exibição interativa sobre a nave conduz a uma jornada de descobertas. Indica-se separar pelo menos 3 horas para curtir essa atração e seus mais de 60 simuladores interativos, incluindo o Simulador de Lançamentos de Ônibus Espaciais, onde os visitantes sentem um pouquinho da emoção de um astronauta.

Também estão expostos no Complexo outros tesouros do espaço, como a cápsula da tripulação Apollo 14, artefatos do Projeto Mercury, incluindo o foguete e cápsula da Redstone e diversos outros modelos em escala de naves e cápsulas espaciais desenvolvidos atualmente por empresas como Boeing e Space X.

Em 2017 o Centro de Visitantes Kennedy Space Center completou 50 anos de existência e, acompanhando os projetos da NASA, o foco está na ocupação do Planeta Vermelho. O foco em Marte como o próximo destino da NASA está por todo o Complexo de Visitantes, como na atração Journey to Mars, no filme Journey to Space 3D no Teatro IMAX e ainda uma edição especial da Science on a Sphere – Red and Blue sobre o Planeta Vermelho.