Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Coleção Aruanã de Valter Costa Lima se destaca em eventos de São Paulo

20 jun 2024 | Living

Por Mika Nascimento

Com uma narrativa regional, o trabalho manual da coleção foi trançado por artesãos cearenses
no intuito de enaltecer a arte manual local
Valter Costa Lima, designer que assina a coleção (Foto: Divulgação)

A coleção Aruanã, assinada por Valter Costa Lima, se destacou em eventos de São Paulo. Com um foco na economia circular e no aproveitamento de matérias-primas sustentáveis, a coleção conta com poltrona e cadeira que foram tecidas por mãos de artesãos locais cearenses.

LEIA MAIS>> Centro de Design realiza programação com foco em moda negra, indígena e periférica

A partir de uma parceria entre a galeria d.Propósito, local onde Valter é sócio, e o Grupo Carnaúba, surgiu a proposta de fazer peças sustentáveis para um dos empreendimentos do grupo. Os designs desenvolvidos na galeria procuram sempre estar associados com um propósito social ou ambiental.

A d.Propósito foi responsável pela pesquisa e desenvolvimento das peças, o que resultou na utilização de materiais nativos e sustentáveis, como palhas locais, cordas náuticas produzidas regionalmente, fita de plástico reciclado, sobras de alumínio reciclado e madeira certificada de reflorestamento.

A questão da durabilidade também foi pensada. No processo de finalização das peças é usado um impermeabilizante mineral inofensivo ao meio ambiente, o que preserva a sua aparência natural ao longo do tempo.

Poltrona Aruanã (Foto: Divulgação)

O projeto também conscientiza sobre a preservação da fauna regional. O nome da coleção, Aruanã, faz referência a uma espécie de tartaruga ameaçada de extinção que ainda é encontrada na região Nordeste.

Sobre esse significado, Valter comentou que o objetivo era dar visibilidade para está causa ambiental. “Já é sobre tudo isso que os meus produtos e os produtos que a d.Propósito desenvolve fala, sobre as causas sociais e ambientais, então eu achei que trazer isso também para a inspiração do desenho fazia muito sentido”, explica o designer.

A coleção pôde ser prestigiada em dois eventos importantes de São Paulo. As peças foram expostas inicialmente no SP-Arte, maior feira de arte da América do Sul, em abril desse ano. Já em junho, a coleção estava na feira Fispal Food Service. O designer cearense Valter Costa Lima expôs suas principais confecções na feira Fispal, demonstrando sua abordagem inovadora e sustentável que mescla a arte com a cultura do Nordeste.

As peças da coleção Aruanã farão parte do projeto Vila Carnaúba-CE. O projeto consiste em uma cidade que será projetada para oferecer uma convivência sustentável em meio a natureza, com casas sem muros, ruas de areia e sem tráfego de carros.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE