Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Jogos Olímpicos de Paris e moda: marcas de luxo investem no evento esportivo

10 jun 2024 | Moda

Por Redação

Saiba como o setor fashion de luxo planeja aproveitar os holofotes do momento

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
A surfista havaiana Carissa Moore é uma das novas embaixadoras da Dior (Foto: Divulgação)

Enquanto o mundo se prepara para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, evento que ocorre de julho a agosto de 2024, a união entre moda e esporte ganha destaque. Com a Cidade Luz como cenário, as competições olímpicas já estão atraindo marcas de luxo que desejam aproveitar o clima esportivo para fortalecer o seu branding.

LEIA MAIS >> Chanel: conheça possíveis nomes para assumir a marca após a saída de Virginie Viard

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense

Conheça as marcas de luxo que estão investindo nos Jogos Olímpicos de Paris

1 – LVMH

Na corrida para garantir o seu holofote no evento olímpico, a gigante de luxo LVMH fez um acordo para patrocinar os Jogos Olímpicos de Paris 2024 com as suas principais marcas de moda, como Louis Vuitton e Dior, a de champanhe e destilados Moët Hennessy e a joalheria Chaumet, que irá projetar as medalhas para o evento.

Os termos do acordo, negociado por Antoine Arnault, um dos cinco filhos e herdeiros do presidente-executivo da LVMH, Bernard Arnault, não foram revelados. O patrocínio está avaliado em 150 milhões de euros (aproximadamente R$ 815 milhões), envolvendo promoções focadas no grupo e suas marcas.

2 – Dior

Dentro desse jogo, há um mês das Olimpíadas, a Dior fez uma movimentação estratégica e anunciou 15 atletas como novas embaixadoras. O time inclui figuras de destaque como a velocista jamaicana Elaine Thompson-Herah, a jogadora de futebol norte-americana Alex Morgan e a esgrimista italiana Beatrice ‘Bebe’ Vio.

Os novos rostos da marca foram selecionados como parte da colaboração entre o LVMH, conglomerado de luxo responsável pela marca, e o comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
Elaine Thompson-Herah é uma das novas embaixadoras da Dior (Foto: Divulgação)

Na lista de convocadas, estão a surfista havaiana Carissa Moore; a nadadora australiana Emma McKeon; e a esgrimista japonesa Misaki Emura.

Do total, seis escolhidas são italianas e esgrimistas: Rossella Fiamingo, Alice Volpi e Arianna Errigo, que competem na categoria tradicional; e as paralímpicas Beatrice Vio Grandis, Andreea Mogos e Loredana Trigilia.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
A paratleta Loredana Trigilia também faz parte do time de embaixadoras da maison (Foto: Divulgação)

No time de atletas francesas, a Dior agora tem como embaixadoras a boxeadora Estelle Mossely, a judoca Clarisse Agbégnénou, a skatista Louise-Aina Taboulet e a esgrimista Sara Balzer.

3 – Louis Vuitton

Já a marca de luxo Louis Vuitton assina o design e a fabricação de dois baús que transportarão as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, e de mais duas malas para as tochas oficiais.

Inspirados na célebre Malle Coiffeuse da marca, que custa mais de R$ 1 milhão, os baús das medalhas possuem uma seção central e duas abas articuladas que se abrem para revelar gavetas especialmente projetadas para guardar 468 medalhas. O exterior é revestido com o icônico couro estampado com o monograma da maison e traz cantos e fechos de latão.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
Os baús das medalhas são inspirados na Malle Coiffeuse da Louis Vuitton (Foto: Divulgação)

O interior é inteiramente forrado com couro preto fosco – que também é usado nos puxadores das gavetas – e traz, em relevo e serigrafia, logotipos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

Já as malas para as tochas, que acompanharão as peças nos tradicionais revezamentos que antecedem os Jogos, são forradas por fora com o couro simbólico Damier – quadriculado com dois tons de marrom.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
Modelos das malas que transportarão as tochas (Foto: Divulgação)

No interior, revestido com couro macio preto fosco, há encaixes circulares nos quais a tocha é fixada e mantida no lugar. Cada estojo pode ser transformado em uma base de exibição ao abrir as portas e inverter o “soquete” na tampa articulada, revelando o logotipo Paris 2024 em relevo.

4 – Chaumet

A tradicional joalheria Chaumet é a responsável por desenhar as medalhas olímpicas e paralímpicas de Paris 2024.

Conhecida por seu trabalho artesanal, a marca transformou as peças em verdadeiras joias e teve três fontes de inspiração: o hexágono, o brilho e a cravação.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
As medalhas das Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Divulgação/Olympics)

O destaque vai para o pedaço de ferro original da Torre Eiffel incrustado em cada medalha. Removidas durante várias reformas ao longo do século 20, as sucatas do monumento histórico foram preservadas pela Société d’Exploitation de la Tour Eiffel antes de receber essa nova finalidade.

Adornadas com a treliça da Torre Eiffel, as fitas das medalhas olímpicas serão azuis escuras, enquanto as fitas das medalhas paralímpicas serão na cor vermelha. A mistura refere-se às duas primeiras camadas de tinta (“vermelho Veneza” e “vermelho-marrom”) usadas na “Dama de Ferro”.

O outro lado das medalhas ilustra o renascimento dos Jogos Olímpicos modernos na Grécia. Nice, a deusa grega da vitória, é retratada tendo como pano de fundo a Acrópole saindo do Estádio Panatenaico, onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas Modernas em 1896.

Para as medalhas das Paralimpíadas, a equipe de design estampou um padrão gráfico que recria a vista inferior da Torre Eiffel. A face também inclui detalhes acessíveis, incluindo as palavras Paris e 2024 escritas em Braile. Linhas gravadas na lateral também ajudarão os atletas a distinguir as medalhas pelo toque.

Todas as peças foram desenhadas na oficina de Chaumet em Paris e produzidas na casa da moeda oficial da França, a Monnaie de Paris, que há 100 anos fabricou as medalhas para as Olimpíadas de Paris em 1924. Assim, as medalhas de ouro e prata são feitas com metal 100% reciclado, enquanto as de bronze, com sobras de produção da própria Monnaie de Paris.

5 – Sephora

Marca de beleza do grupo LVMH, a Sephora é parceira oficial dos Revezamentos da Tocha Olímpica e Paralímpica Paris 2024. Em 46 cidades francesas atravessadas pela rota da tocha, 50 lojas da marca vão promover jogos com os clientes que concorrem a brindes, como vouchers ou ingressos para assistir as competições.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
Uma das ativações da Sephora na França (Foto: Divulgação)

Os maquiadores da brand também ficarão encarregados da beleza dos medalhistas olímpicos que desfilarão todas as noites no pódio. Vale ressaltar que 50 funcionários da marca, incluindo Guillaume Motte, CEO da Sephora Worldwide, estarão entre aqueles que irão carregar a Tocha Olímpica.

6 – Moët Hennessy 

Focada em vinhos e destilados, a Moët Hennessy fornecerá produtos como parte de programas de hospitalidade durante os jogos. Detalhes sobre as ações ainda não foram divulgados.

Jogos Olímpicos de Paris e moda: veja marcas de luxo que apostam no clima esportivo
A Chandon está no portfólio da Moët Hennessy (Foto: Reprodução/Instagram)

7 – Desfile da Vogue

Além das parcerias com as marcas, a moda se une ao clima vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris por meio de eventos na cidade.

A revista de moda Vogue está organizando um desfile especial com algumas das principais marcas de luxo francesas para contribuir com as comemorações.

Anna Wintour, editora-chefe da publicação, revelou que a “Vogue World: Paris” apresenta uma mistura de desfile, entretenimento, performance e ainda promete algumas surpresas. A celebração acontecerá no dia 23 de junho, Dia Olímpico Internacional, e apenas um mês antes da cidade sediar os Jogos Olímpicos.

Entre os participantes estão as casas Jacquemus, Balmain, além da Louis Vuitton. Segundo os organizadores, o espetáculo celebrará “o verdadeiro estilo francês, o que vemos no pódio, o que vemos nas avenidas, através de um espírito inclusivo”.

  • Como assistir a “Vogue World: Paris” no Brasil?

A “Vogue World: Paris” acontecerá no dia 23 de junho. Os brasileiros poderão assistir à transmissão ao vivo do evento às 16h (horário de Brasília) no site oficial da Vogue.

8 – Exposição em Paris

O Palais Galliera, um ponto de referência constante durante a Paris Style Week, estreou a segunda edição da exposição “La Mode en Mouvement“. A mostra faz alusão à ligação da moda com os Jogos Olímpicos.

Com 200 obras, galeria concentra-se no vestuário utilizado na prática de atividades físicas e esportivas, explorando também suas implicações sociais e evoluções. A exposição estará em exibição até 5 de janeiro de 2025.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontecerá no dia 26 de julho, às margens do Rio Sena. O encerramento será realizado no dia 11 de agosto, no Stade de France, o único evento a ocorrer no principal estádio de Paris.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE