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Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense

6 jun 2024 | Moda

Por Tainã Maciel

Inspirada pela cultura local autêntica com foco na sustentabilidade, a multiartista
lança sua marca homônima em 2024
Conheça Sarah Veloso, designer que reinventa a alfaiataria contemporânea cearense
Sarah Veloso traz o vermelho como uma cor característica da marca (Foto: Vini Caetano)

Poucas cores se destacam como o vermelho. Símbolo de valentia, paixão, alerta e força, o tom vivo domina os looks criados pela designer Sarah Veloso, que lança a sua marca homônima em 2024. Buscando redefinir a alfaiataria contemporânea – com inspiração do litoral ao urbano, da serra ao sertão – a cearense de 28 anos tem uma trajetória marcada pela multiplicidade da arte.

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Fotógrafa, publicitária e DJ, Sarah se considera inquieta e curiosa por natureza. Segundo ela, o desejo de trabalhar com moda floresceu durante a realização da uma pós-graduação em Visual Merchandising e cursos de Consultoria de Imagem e Estilo.

“Depois de me especializar, entendi que precisava começar a moda ‘do zero’ fazendo uma graduação. Muita gente me chamou de corajosa e determinada, mas sempre finalizavam com ‘sonhadora’. Era meu sonho e minha rede de apoio foi essencial pra isso. Ingressei na Moda da Unifor, fiz cursos de Costura e de Modelagem no Senac e assim que foi surgindo”, comenta.

A decisão de partir para uma nova área profissional logo gerou frutos. Em 2023, Sarah Veloso foi a ganhadora do Concurso Jovens Criadores Senac, passo importante para sua carreira. No desafio, ela desenvolveu uma coleção de roupas com foco no upcycling, utilizando descarte de tecidos de redes, como punho e varanda. O trabalho teve mentoria do designer David Lee e do artista visual Eduardo Motta.

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense
Sarah Veloso foi vencedora do Concurso Jovens Criadores Senac, em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Comecei uma profunda pesquisa cultural e artística, buscando inspirações em ícones contemporâneos e em elementos da cultura cearense. Incorporamos cores e texturas que trazem energia, sempre mantendo o foco na singularidade e na autenticidade”, diz Sarah.

O trabalho de upcycling também deu origem à coleção Balance, apresentada no evento “Ceará está na Moda“, em abril deste ano. “Para mim, toda criação emerge do coletivo. No nascimento do primeiro desfile, da primeira coleção, não poderia ser diferente. Contei com um time de marcas que, como eu, nutrem uma preocupação pelo universo da moda, de forma consciente, e são do Ceará. Marcas que eu mesma consumo há muitos anos, desde acessórios até a matéria-prima, alcançando uma ode à diversidade”.

Sarah ainda ressalta a relevância da coletividade no seu processo criativo, como o apoio do estudante de publicidade Vinicius Caetano, que auxiliou na construção do branding da marca, e o suporte do designer gráfico Zé Victor Férrer, que criou a identidade visual. “Meu time é muito alinhado e se complementa”.

Alma da marca

O design contemporâneo com toques de elementos tradicionais do Ceará, como o uso de artesanias, são características das peças de Sarah Veloso. Os looks são versáteis, enfatizando o conforto e as características de uma pessoa confiante de si.

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense
Coleção Balance por Sarah Veloso no Ceará Está na Moda (Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite)

“A paixão pelo artesanato local, os elementos naturais e a vivacidade das festas e tradições cearenses são refletidos nas ideias e peças que crio. A fluidez das danças, da música, da arte e as paisagens se traduzem em roupas e acessórios que celebram a vida e a liberdade do cearense“,

afirma Sarah Veloso.

Em entrevista à Plataforma MT, a designer também revela uma combinação de referências, incluindo ícones como Rihanna e Beyoncé. “Elas simbolizam confiança, força e autenticidade na música, na beleza e na moda, mas tenho o Cinema como uma grande influência pra minha construção de contexto, narrativa e visual como o Tim Burton, Wes Anderson, Yorgos Lanthimos, Sofia Coppola e a Anna Muylaert”.

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense
Coleção Balance por Sarah Veloso no Ceará Está na Moda (Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite)

Sarah acredita na importância de sair do óbvio para criar algo único. De acordo com ela, colocar a própria essência é fundamental para se destacar no mercado – incluindo até a escolha do vermelho para acompanhar as criações da marca.

“Acredito que o autoconhecimento foi o ponto de partida. O vermelho é o mais perguntado do “por quê”, mas nada além de ser a minha cor favorita desde sempre. Tenho uma conexão com ela e com o que ela transmite”, diz.

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense
Sarah Veloso aposta na autenticidade (Foto: Vini Caetano)

Já sobre tecidos utilizados pela marca, linho, viscose e o algodão, além de tule e malhas, saem ganhando. “O algodão reflete meu compromisso com a sustentabilidade e o conforto, mas também utilizo muito o linho pela sua durabilidade e aparência natural, e tecidos reciclados, que alinham nossa produção com práticas ambientalmente responsáveis”, explica.

Designer Sarah Veloso busca reinventar a alfaiataria contemporânea cearense
Coleção Balance por Sarah Veloso no Ceará Está na Moda (Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite)

Entre os próximos passos da Sarah Veloso, estão previstos o lançamento do site oficial da marca e apoio a projetos sociais. Em termos de produção, uma nova coleção está no forno. “Tenho projetos empolgantes em andamento, incluindo colaborações com artistas locais para criar coleções exclusivas, já previsto pra o começo do segundo semestre”.

Acreditando que a moda tem um papel social, ao final da entrevista, Sarah ainda dá dicas para jovens designers que estão começando suas carreiras na indústria da moda.

“Invistam tempo em entender quem vocês são e o que querem comunicar através da arte. Acreditem na importância de criar uma identidade visual e sonora única para suas marcas. Também é fundamental se manterem informados sobre questões sociais e culturais, pois a moda não existe em um vácuo; ela é parte de um diálogo maior […] A paixão e o compromisso com a singularidade serão sempre os maiores diferenciais no competitivo mundo da moda”.

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