Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Programa Praia Acessível realizou mais de 5 mil atendimentos desde sua criação, em 2016

8 fev 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Idealizado pelo Governo do Ceará com o objetivo de promover acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, o programa Praia Acessível nasceu em 2016 e, até janeiro de 2019, chegou a realizar mais de 5 mil atendimentos no Ceará.

>> Onélia Santana participa da entrega da 2ª estação do Praia Acessível no Cumbuco

No Aterrinho da Praia de Iracema, onde o projeto é apoiado pela Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata, o número de beneficiados chegou a 4.880. Já na Praia do Cumbuco, em Caucaia, foram realizados 312 atendimentos até janeiro, com a parceria da Prefeitura de Caucaia e o Cumbuco Beach.

A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. Hoje em dia, é referência de acessibilidade a nível nacional. “Pessoas de outros estados estão vindo passar as férias aqui para conhecer e aproveitar o projeto, que também já mudou a vida de muitos cearenses, que antes não tinham acesso ao mar e hoje frequentam o projeto semanalmente. É uma alegria muito grande perceber como o Praia Acessível trouxe mudanças na realidade de muitas famílias cearenses, que hoje podem aproveitar o lazer da praia e ter a convivência com outras pessoas na mesma realidade”, conta Onélia.

Um exemplo do sucesso do Praia Acessível é a história do aposentado português Domingos Chamorra, de 76 anos, que veio passar as férias em Fortaleza e não voltou mais para a Europa. “Antes eu não conseguia mexer os braços e tinha dificuldade de locomoção. Com a ajuda desses profissionais e o calor do Ceará, hoje consigo fazer essas atividades com mais facilidade. Os médicos, que me acompanham, orientam que não deixe mais de participar do projeto, pois está auxiliando muito no tratamento e, por isso, resolvi morar aqui”, revela.

Domingos Chamurra adotou o projeto para a vida

Alta estação

Durante as férias escolares, o projeto ampliou seus dias de funcionamento, passando a atender diariamente, de segunda a segunda, das 9h às 13h.

Através de esteiras e cadeiras anfíbias disponibilizadas à população, o Praia Acessível possibilita o acesso do público ao mar. Além desses equipamentos, a ação envolve toda uma estrutura de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante.

Auxiliam nas atividades guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos da Prefeitura, todos capacitados pelo projeto.

Serviço
Funcionamento do Projeto Praia Acessível
De quarta a domingo, das 9h às 13h
Local: Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho) / Cumbuco – Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)

Fotos: Divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE