5 ago 2022 | Beleza
Famosas nacionais e internacionais apostam em lançar suas próprias linhas de cosméticos e lucram com a horizontalização de seus nichos
No início desta semana, a marca de cosméticos da cantora Selena Gomez chegou ao Brasil prometendo realçar a beleza natural dos consumidores. Já entre as brasileiras, Vic Ceridono é outra celebridade que lança, no começo deste mês, sua própria marca de beauté. Este movimento, que leva as famosas a investirem no mercado da beleza, não é de causar surpresa. Afinal de contas, de acordo com as tendências de mercado, esse nicho tem crescimento exponencial, e, as mais bem sucedias, conseguem até mover quantias bilionárias.
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A tendência no entanto, não é tão recente assim. Inicialmente, influenciadores de maquiagem, que começaram a fazer sucesso nas redes sociais com este tipo de conteúdo, começaram a ganhar forte visibilidade. Não demorou para que o sucesso levasse ao lançamento de linhas ou marcas próprias de beleza. No Brasil, Bianca Andrade, Mari Maria, e Niina Secrets são alguns dos nomes que se destacam nesse seguimento.
Já no exterior, a onda de lançamento de cosméticos assinados por celebridades também chegou até artistas. Sejam cantoras, atrizes e modelos, famosos de diversas áreas, acabam decidindo horizontalizar o nicho de negócios para beauté. As novas marcas lucrativas no mercado levam nomes de estrelas como Rihanna, Lady Gaga, Ariana Grande e Milly Bobby Brown.
O movimento tem como uma das pioneiras, a estrela de reality show e membro do clã das Kardashians, Kylie Jenner. Ainda em 2015, a celebridade lançou a super bem sucedida, Kylie Cosmetics. Após sete anos de criação, a marca segue como uma das mais lucrativas do mercado, rendendo a Jenner a 41ª posição na lista da Forbes de mulheres ‘self-made’ mais ricas dos Estado Unidos do ano de 2022.
Seguindo a aposta da meia-irmã mais nova, Kim Kardashian não perdeu tempo, e em 2017, também colocou seu nome em uma marca de cosméticos, a KKW Beauty. Não precisa dizer que o lançamento foi um sucesso. Após apenas um ano de início dos negócios, a KKW já contava com uma receita de US$ 100 milhões. Atualmente, a marca mudou de nome para SKKN by Kim.
No mesmo ano, foi a vez de Rihanna se lançar no mercado da beleza, com a lucrativa Fenty Beauty, que só chegou no Brasil, em 2020. Já entre 2019 e 2022, novas marcas foram surgindo, como a Haus Laboratories, de Lady Gaga, a J.Lo Beauty, da cantora Jennifer Lopez, a Rare Beauty, de Selena Gomez e a r.e.m Beauty, de Ariana Grande.
As artistas aproveitam para personalizar os produtos com características próprias e que conversam com suas crenças pessoais e públicos. As maquiagens, geralmente, são o carro-chefe destas linhas, contudo, os catálogos podem ser mais vastos, e abranger produtos de skincare, até esmaltes e artigos para cabelo. A seguir, confira lista de celebridades gringas e brasileiras que lançaram suas próprias marcas de beleza:
Haus Labs – Lady Gaga
Kylie Cosmetics – Kylie Jenner
SKKN By Kim – Kim Kardashian
Fenty Beatuy – Rihanna
Rare Beauty – Selena Gomez
r.e.m Beauty – Ariana Grande
J.Lo Beauty – Jennifer Lopez
Keys Soul Care – Alicia Keys
Florence by Mills – Milly Bobby Brown
Boca Rosa Beauty – Bianca Andrade
Linha Niina Secrets – Niina Secrets
Linha Bruna Tavares – Bruna Tavares
Vic Beauté – Vic Ceridono
Alice Salazar Cosméticos – Alice Salazar
Mari Maria Makeup – Mari Maria
GE Beauty – Camila Coutinho