4 set 2026 | MT Acontece
Jantar beneficente em São Paulo teve gastronomia de Bel Coelho, leilão de arte popular e pocket show de Assucena

A noite da última quinta-feira (3) foi de encontros, arte e celebração no JK Iguatemi, em São Paulo. A Noite Cultural Artesol reuniu um time de convidados para prestigiar o artesanato de tradição cultural brasileiro em um elegante jantar beneficente, que teve R$ 700 mil de receita líquida revertida aos projetos da organização.
LEIA MAIS >> ÁGUA DE COCO lança documentário que resgata 40 anos de moda e legado cearense
Elie Saab X H&M: tudo sobre a nova coleção prêt-à-porter da casa de alta-costura
Entre os destaques da noite esteve Astrid Fontenelle, que assumiu o posto de mestre de cerimônia e conduziu a programação. A ambientação do evento ganhou assinatura de Paula Brauen, da Castro Bernardes, enquanto o jantar ficou a cargo da chef Bel Coelho.
A programação também reservou espaço para o tradicional Leilão de Arte Popular, comandado por Carolina e Mariana Sodré Santoro. A ocasião reuniu peças que celebram diferentes técnicas e saberes do artesanato brasileiro, em uma noite dedicada à cultura e à valorização das comunidades artesãs.
Para fechar o encontro, Assucena apresentou um pocket show e protagonizou um dos momentos mais especiais da noite ao dividir o palco com as fiandeiras de roca da Central Veredas. As artesãs apresentaram seus tradicionais cantos de trabalho, em uma performance que uniu música, memória e cultura popular.
A lista de convidados contou com nomes conhecidos da sociedade, da moda, da cultura e do entretenimento. Ana Helena Pires, Ana Cristina Sigaud, Andrea Freitas, Caio Campos, Camila Guebur, Christine Soares, Dirce Arcoverde, Dudu Bertholini, Fernando Reinach, Gigi Neves, Helen Edde, João Bernardo Casali, Karina Mota, Karina Sonnenfeld, Laura Marchese, Luiza Porto, Luly Vianna, Malu Bresser, Manuela Porto, Maria Pinna, Maria Toledo, Mariana Berenguer, Mônica Reinach, Patrícia Bonaldi, Patricia Galfa, Patricia Lobaccaro, Paula Brauen, Sonia Quintella, Ticiana Villas Boas e Vivi Simões estiveram entre os presentes.
Fundada em 1998 por iniciativa da antropóloga Ruth Cardoso, a Artesol atua há mais de 25 anos na valorização do artesanato de tradição cultural brasileiro. A instituição desenvolve projetos voltados à formação, pesquisa, inovação e acesso a mercados, com iniciativas que buscam preservar saberes tradicionais e fortalecer comunidades artesãs de diferentes regiões do país.
Veja mais fotos:











































































































































