Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Existe maquiagem ideal para cada tipo de olho? Confira dicas com especialista

30 maio 2023 | Beleza

Por Marília Serpa

Em entrevista à Plataforma MT, a maquiadora e cosmetóloga Maria Antonia Cantal compartilhou dicas de maquiagens para quatro tipos de olhos

Formato dos olhos pode influenciar no tipo ideal de maquiagem para a região (Foto: Reprodução/Instagram)

Cada pessoa é única em suas características faciais. Por isso, dicas genéricas de maquiagens nem sempre se aplicam para todos os tipos de rostos, principalmente para os olhos, que podem ser pequenos, proeminentes, separados, próximos, caídos ou puxados. Para além do formato, as pálpebras também influenciam diretamente no tipo de produção para a região.

LEIA MAIS >> Como fazer um coque baixo? Rafaela Souza ensina passo a passo

Cinco itens de beleza e cuidados para sempre carregar na bolsa

A maquiadora e cosmetóloga Maria Antonia Cantal deu dicas exclusivas à Plataforma MT sobre os tipos de maquiagens ideias para alguns dos diferentes formatos de olhos e pálpebras. Ela pontuou que, antes de tudo, é importante que cada pessoa reconheça que tipo de olhos possui para adotar técnicas diárias de maquiagem que valorizem ou disfarcem determinados aspectos.

Olhos caídos

Maria Antonia recomenda algumas técnicas para quem tem olhos caídos: “Esfumar sempre a sombra de maneira ascendente, direcionando delicadamente na direção da ponta da sobrancelha. Essa é a técnica que eu mais uso”. Lápis preto ou escuro dentro da linha d’água do olho, no entanto, devem ser evitados para não destacar ainda mais a característica dos olhos caídos.

Anne Hathaway (Foto: Reprodução/Twitter)

“Quando você faz um leve esfumado na parte inferior dos olhos, juntando com a sombra da pálpebra de maneira ascendente e evitando produtos na linha da água especificamente, você consegue, além de levantar, também abrir o olhar“, completou a maquiadora. Para olhos caídos, as cores mais acertadas são tons terrosos e sombras brilhantes. Preto e cores muito coloridas devem ser evitadas.

Olhos pequenos

Para quem tem olhos pequenos, a especialista aconselha: “Esfumar a parte inferior dos olhos com a mesma sombra da pálpebra, contornando o olho, e esfumar a pálpebra a fim de aumentar a ‘sensação’ de espaço entre as pálpebras”. Para diminuir o aspecto de olhos pequenos, a maquiadora dá a mesma dica: evitar lápis preto na linha d’água do olho, além de cores muito escuras.

Selena Gomez (Foto: Reprodução/Instagram)

Sombra marrom/acinzentada, para delinear os olhos, e sombras com cintilância e lápis bege, para dar a sensação de aumento, além de cores pasteis e mais claras, são indispensáveis para quem quer proporcionar um aspecto de olhos maiores. O delineado fino e pequeno pode ser um aliado, mas cores muito escuras, como preto e vinho, devem ser evitadas.

Olhos próximos

Já para quem tem olhos próximos, as técnicas da maquiadora são outras: “Devemos focar no canto externo da pálpebra, esfumando sempre a sombra para a direção dos cabelos para ajudar a ‘separar’ visualmente os olhos com a maquiagem”. Usar o delineador “fazendo um gatinho mais alongado” outra dica da especialista para quem tem olhos próximos.

Miley Cyrus (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao contrário dos outros tipos de olhos, sombras mais escuras devem ser utilizadas no canto externo da pálpebra de olhos próximos para aumentar a “sensação” de espaço. Com relação a técnicas para serem evitadas, a especialista indica: “Não azer ponto de luz no canto interno dos olhos e não fazer delineado também no canto interno, pois aumenta o aspecto de olhos ainda mais próximos”.

Olhos separados

Para diminuir o aspecto de olhos separados, o canto interno deve ser a área a receber maior foco na hora da maquiagem, segundo Maria Antonia. As técnicas indicadas para esse tipo de olho são fazer um cut crease (técnica que realça os olhos através de um traço nítido, marcando bem o côncavo), puxando o canto para mais próximo do centro do olho, ou delineado gatinho interno e externo.

Anya Taylor-Joy (Foto: Reprodução/Instagram)

Sombras cintilantes também podem ser usadas como ponto de luz no canto interno para dar um aspecto de mais proximidade entre os olhos, de acordo com a especialista. Ela também aconselha, no entanto, que delineados alongados e sombras muito extensas sobre a pálpebra, no canto externo, devem ser técnicas evitadas para quem não deseja evidenciar os olhos separados.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE