Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Pesquisa aponta que a menopausa pode afetar os cabelos

8 nov 2023 | Beleza

Por Marília Serpa

Pesquisa realizada pelo Tudo Para Cabelo aponta que as alterações mais percebidas nos cabelos giram em torno de queda, ressecamento e mudança de textura

Mulheres entrevistadas informaram sentir mudanças nos cabelos com a menopausa (Foto: Reprodução/Freepik)

A menopausa ainda carrega um estigma negativo entre as mulheres, sendo considerada, para algumas, um momento bastante temido da vida feminina, que costuma acontecer entre os 40 e 55 anos de idade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 29 milhões de brasileiras já pararam ovular, sendo motivo para queixas que envolvem, principalmente, mudanças nos cabelos.

LEIA MAIS >> Tudo o que você precisa saber sobre dermatite atópica

Strawberry Makeup: especialista fala sobre a técnica que tem conquistado a internet

Uma pesquisa realizada pelo Tudo Para Cabelo junto com a Opinion Box, com 748 mulheres de todas as regiões do país com idades entre 40 e 60 anos, colheu depoimentos a respeito de mudanças percebidas nos cabelos durante a menopausa. Os resultados revelaram que, assim como todo o corpo, os fios podem sofrer, sim, algumas alterações de acordo com a intensidade dos sintomas.

Dessa forma, cerca de 80% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram perceber sintomas após a menopausa acontecer. Desse número, sete a cada dez entrevistadas pontuaram sentir mudanças nos cabelos, como queda, mudança de textura e ressecamento. As alterações foram ainda mais relatadas entre as idades de 50 e 60 anos, sendo motivo para algumas redobrarem os cuidados.

Mudança nos fios em decorrência da menopausa trouxe a necessidade de cuidados especiais (Foto: Reprodução/Freepik)

Apesar das mudanças nos fios, seis a cada dez mulheres não fizeram alterações na rotina de cuidados diários com os cabelos, apontando a pesquisa do Tudo Para Cabelo que apenas 20% das entrevistadas passaram a frequentar mais o salão de beleza, enquanto 24% procurou ajuda médica para tratar de algum problema nos fios, que acreditaram ser decorrente dos sintomas da menopausa.

As mudanças apontadas na pesquisa mostram que algumas mulheres investiram em produtos de hidratação, além de realizar a troca de shampoos e condicionadores. Com relação aos tratamentos para cabelos, quase nenhuma entrevistada aderiu a algum específico, mas as que aderiram passaram a tomar vitaminas para os fios, as quais foram recomendadas por médicos especialistas.

Com as alterações percebidas no corpo e nos cabelos após a menopausa acontecer, é recomendado que as mulheres consultem regularmente especialistas da área, como ginecologistas e dermatologistas, para a realização de exames necessários e tratamentos adequados para cada demanda. Se automedicar sem conhecimento pode ser perigoso e agravar possíveis problemas de saúde.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE