Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Queda de cabelo: dermatologista aponta principais causas e tratamentos

16 nov 2023 | Beleza

Por Redação

Dra. Ticiana Diniz, especialista em Doenças do Couro Cabeludo e Cabelos (Tricologia), ainda falou dicas para manter o cabelo saudável

Dra. Ticiana Diniz faz parte do time da Clínica Celina Frota, em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram)

“Sem dúvida nenhuma a queda de cabelo é a queixa número um do consultório”. A afirmação é da dermatologista Ticiana Diniz, especialista em Doenças do Couro Cabeludo e Cabelos (Tricologia), que está no time da Clínica Celina Frota, em Fortaleza. Em entrevista ao Site MT, a médica falou sobre as principais causas e tratamentos relacionados à queda de cabelo, além de dar dicas de como manter os fios saudáveis.

LEIA MAIS >> Dermatologista Celina Frota anuncia inauguração de clínica no BS Design

Pesquisa aponta que a menopausa pode afetar os cabelos

Ticiana aponta que uma das principais causas da queda de cabelo identificadas entre as pacientes é o eflúvio telógeno agudo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre os eventos mais associados à ele, estão o período de pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica, por conta da perda de sangue e do estresse metabólico, além do estresse.

Outro fator que pode estar associado à queda de cabelo é a síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio hormonal muito comum – como a produção em maior quantidade de hormônios masculinos, caracterizado pela presença de cistos que também podem causar problemas como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

“Se a paciente tiver síndrome dos ovários policísticos e também a genética para calvice, pode evoluir para a calvice. Atendo várias pacientes, inclusive bem jovens, que tem ovários micropolicísticos e a calvice feminina. Nesse caso, é super importante tratar a síndrome também”, comenta Ticiana.

Diagnóstico

A médica ainda afirma que, apesar da causas mais comuns já serem identificadas em relação à queda de cabelo, outros fatores também podem contribuir com a condição. “Por isso, é importante uma boa anamnese e exames pra gente chegar em um diagnóstico e no melhor plano de tratamento”.

“Quando o paciente passa por um dermatologista com especialidade em tricologia é algo bem diferente. Na consulta, eu faço perguntas bem específicas e já vou conhecendo o paciente e identificando hábitos. Na Clínica Celina Frota, também realizamos um exame fundamental que é a tricoscopia, um exame de imagem, um dermatoscópio, que é uma tecnologia que existe há cerca de 20 anos e veio para mudar totalmente o diagnóstico do cabelo”, diz Ticiana.

De acordo com ela, por meio da tricoscopia, é possível observar os fios com um aumento de até 120 vezes em uma qualidade impressionante, além da máquina ter o recurso da inteligência artificial. “Na clínica, a gente tem o FotoFinder que é uma das melhores tecnologias do mundo. Com ele, conseguimos avaliar e armazenar as informações, além de comparar ao longo do tempo, o que é maravilhoso”.

Tratamentos

Já em termos de tratamentos para a queda de cabelo, a médica Ticiana Diniz apresenta uma lista de possibilidades, avaliando cada caso como único. “Hoje em dia, a gente tem a possibilidade de tratamento em casa, via oral, tópico e tem a possibilidade de melhorar a qualidade do fio no consultório, um divisor de águas para a questão do cabelo. No consultório, temos a possibilidade de tratamentos injetáveis para o couro cabeludo, como a mesoterapia e a MMP, que é um microagulhamento suave e controlado onde conseguimos entregar medicação nesse couro cabeludo”, diz a dermatologista.

O laser também é uma boa opção. “O laser é super bacana e algo mais novo na tricologia, trazendo a possibilidade de fazer o tratamento sem dor”.

Dicas para manter o cabelo saudável

Em entrevista ao Site MT, Ticiana também orientou dicas para ter um cabelo saudável. Assim como já estamos acostumados a ter uma rotina de cuidados com a pele, é importante adotar também uma rotina de “haircare” para o cabelo. Os fios estão constantemente expostos a agressões externas, como vento, sol, químicas e calor, que podem prejudicar sua qualidade. Sendo assim ter uma rotina de cuidados consistente é fundamental para mantê-lo saudável.

Os fios estão constantemente expostos a agressões externas, sendo assim ter uma rotina de cuidados consistente é fundamental (Foto: Freepik)

“Existem alguns cuidados que todo mundo deveria saber. O primeiro deles é a lavagem do couro cabeludo. Não existe um número específico de lavagens em geral, na verdade, é algo muito individualizado. Se você tem o couro cabeludo liso, pouco cabelo, fino e oleoso, provavelmente você vai precisar lavar o couro cabeludo todos os dias. Isso não vai ser um problema com tanto que você cuide também do fio. Já a pessoa de cabelo crespo geralmente tem o couro cabeludo mais seco, além da diferença da curvatura do fio. Então, o tempo para a oleosidade chegar na ponta do fio demora muito mais. Esse couro cabeludo vai demandar menos lavagens e não estará sujo”.

“A primeira coisa é entender como é o couro cabeludo, e como fica a oleosidade desse cabelo para saber qual é a frequência ideal de lavagem. Uma pessoa com cabelo crespo, com certeza, consegue ficar uma semana sem lavar tranquilamente, já uma pessoa com cabelo liso e oleoso não vai conseguir chegar a esse ponto”, indica a médica.

Cortar as pontas do cabelo a cada quatro meses também é outra recomendação de Ticiana. “Isso é super importante porque, na verdade, o cabelo já é uma matéria morta e o que a gente puder fazer pra cuidar será bom. Uma ‘ponta longa’ que está ali em contato com o meio ambiente há muito tempo pode ir formando pontas duplas, então, isso diminui o brilho. Cortar o cabelo nesse período não vai fazer o cabelo crescer mais, isso é mito, mas vai trazer o aspecto de um cabelo mais bonito”.

Paixão por cabelos

Dra. Ticiana Diniz atua em São Paulo e Fortaleza. Formada em Medicina pela Universidade de Fortaleza, realizou sua formação em Tricologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, onde trabalhou como preceptora. Fellow em Doenças do Couro Cabeludo e
Cabelos (Tricologia) no Hospital Ramon y Cajal – Madri, Espanha. A médica é
doutoranda em Tricologia pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo e palestrante.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE