Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Arquiteta Catarina Holanda investe no estilo rústico inspirada pela infância no litoral

29 dez 2022 | Canal MT

Por Redação

Fundadora da Cabe Arquitetura, a cearense de 25 anos projeta ambientes que abraçam elementos da natureza

Catarina Holanda é fundadora da Cabe Arquitetura (Foto: Arquivo MT)

Não é de hoje que o clima litorâneo do Ceará atrai visitantes e moradores que buscam estar em contato com a riqueza natural da região – desejo potencializado no período pós-isolamento social. Pensando nisso, a arquiteta cearense Catarina Holanda, da Cabe Arquitetura, foca no estilo rústico inspirada nas vivências da infância e o amor pelos esportes com gosto de água salgada.

LEIA MAIS >> Arquiteta Belle Diocleciano fala sobre a influência das cores nos ambientes

Grupo Iquine ganha prêmio de Melhor Tinta Decorativa

“Me identifico muito com esse estilo de arquitetura e quero cada vez mais mergulhar nele. Foi algo tão natural que nunca parei para refletir como cheguei nesse mercado. Meus pais sempre me colocaram muito em contato com a praia, todos os feriados passávamos em praias cearense, finais de semana era certo irmos para a praia do futuro. Cresci uma fã de praia e meu estilo de vida foi todo voltado para esse contato, sou surfista e kitesurfista”, conta Catarina.

Projeto da Greenish (Foto: Divulgação)

Filha de pai engenheiro e mãe que sempre teve apreço por decoração, a cearense também foi inspirada pela família a seguir a carreira na Arquitetura. “Acho que está no sangue. Inclusive, tenho um irmão que também se tornou engenheiro e uma irmã arquiteta […] Desde criança também sempre gostei de trabalhos que exercitassem a criatividade. Na escola, me dei melhor em matérias de exatas, principalmente relacionada a lógica. Achei a arquitetura uma ótima forma de integrar os dois”, lembra.

Contato com o mar

Com o passar dos anos, o surf e a conexão com o mar se tornou algo transformador na vida da jovem arquiteta. “Busco um estilo de vida simples e em contato com a natureza, isso é o que faz mais sentido pra mim e para os meus valores. Quando usamos tanto desse espaço, acabamos por adquirir uma empatia pela natureza ainda maior, então procuro integrar isso a arquitetura em soluções sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente”.

O surf e a conexão com o mar são importantes para Catarina Holanda (Foto: Reprodução/Instagram)

“Acho que a natureza tem muito a que nos ensinar e ela é minha maior inspiração”,

comenta Catarina Holanda.

Sobre os principais trabalhos, Catarina Holanda cita os projetos comerciais da Cabe Arquitetura. “Fomos chamados pelo site Archdaily pra expor um projeto que exibe muito dos nossos conceitos: a Junco Escola de Surf, que era mais do que apenas uma escola. Em um mesmo vão, tínhamos que abranger diversos usos com pouco recurso. Foi desafiador, mas amamos o resultado. E, também, as lojas da Greenish, localizadas o Iguatemi, Preá e Icaraizinho, por ser uma marca de surf wear que carrega todos esses conceitos de estilo de vida ligada a natureza, conseguimos também passar bastante da nossa essência atrelado ao projeto”, finaliza.

À convite da Plataforma Márcia Travessoni em parceria com as Tintas Iquines, Catarina falou dicas de como usar cores em projetos rústicos. Confira o vídeo:

Esse conteúdo tem parceria com o Grupo Iquine.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE