Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cannes 2023: confira filmes dirigidos por mulheres que concorrem ao prêmio principal

15 maio 2023 | Entretenimento

Por Marília Serpa

Ao todo, seis filmes dirigidos por mulheres concorrem na categoria “Palma de Ouro” no Cannes 2023

Filme “La Chimera”, dirigido por Alice Rohrwacher (Foto: Reprodução/Twitter)

O Festival de Cannes vai realizar sua 76ª edição em 2023 entre os dias 16 e 27 de maio, na França. A categoria principal da premiação, a “Palma de Ouro”, reúne 19 filmes concorrendo entre si, sendo seis deles dirigidos por mulheres, como La Chimera, Club Zero e Last Summer.

LEIA MAIS >> ‘A Pequena Sereia’: tudo o que você precisa saber sobre o novo live-action da Disney

‘Rainha Charlotte’: saiba o que é real e ficção na trama inspirada na monarca britânica

Juntando as demais categorias da premiação, outras 14 mulheres também estão concorrendo a prêmios no evento. No total, 51 filmes, entre longas e curtas, fazem parte da programação do evento, dentro os quais 16 deles serão exibidos durante os dias de evento.

O número de filmes dirigido por mulheres no Festival de Cannes neste ano é maior do que a de 2022, que teve apenas cinco fimes concorrendo na categoria principal do evento. Apesar da representatividade, o percentual feminino segue abaixo de 50% na 76ª edição.

Porduções femininas na categoria “Palma de Ouro”:

La Chimera

Dirigido pela italiana Alice Rohrwacher, o filme La Chimera conta a história de um jovem arqueólogo que se envolve em uma rede internacional de artefatos roubados. O elenco conta com nomes como Isabella Rossellini, Josh O’Connor, Alba Rohrwacher e Luca Chikovani.

Ator Josh O’Connor no filme La Chimera (Foto: Reprodução/Twitter)

Club Zero

O filme Club Zero, que tem direção de Jessica Hausner, aborda a história de uma professora que começa a dar aula em uma escola de prestígio e apresenta uma nova disciplina aos alunos que ela chama de “alimentação consciente”. A boa ideia, contudo, acaba se tornando algo ruim.

Alunos do filme Club Zero (Foto: Reprodução/Twitter)

L’Été Dernier (Last Summer)

O filme L’Été Dernier (Last Summer) é uma produção erótica da diretora francesa Catherine Breillat que conta a história de uma advogada que se apaixona pelo filho do primeiro casamento do marido. O elenco tem Léa Drucker, Olivier Rabourdin, Clotilde Courau e o estreante Samuel Kircher.

Cena do filme L’Été Dernier (Last Summer) (Foto: Reprodução/Twitter)

Anatomie d’une chute

Sob direção de Justine Triet, o filme de suspense Anatomie d’une chute retrata a história de uma mulher que é acusada de ter matado seu próprio marido. A única testemunha do ocorrido é o filho do casal, um menino deficiente visual de 11 anos, que participa do julgamento e vive um dilema moral.

Cena de julgamento do filme Anatomie d’une chute (Foto: Reprodução/Instagram)

Banel et Adama

Dirigido pela diretora sanagalesa Ratama-Toulaye, o filme Banel et Adama gira em torno de um casal que vive em uma pequena aldeia remota ao norte de Senegal. O homem se torna chefe da comunidade em que vivem e todo o local é perturbado por uma decisão errada dele.

Cena do filme Banel et Adama (Foto: Reprodução/Twitter)

Les Filles D’Olfa (Olfa’s Daugheters)

A tunisiana Kaouther Ben Hania é a produtora por trás do filme Les Filles D’Olfa (Olfa’s Daughters), mistura de ficção com documentário que conta a história de uma mulher que vivencia o terror de ter uma de suas filhas desaparecendo de forma inexplicável. A trama gira em torno de desvendar o mistério por trás do caso.

Filme Les Filles D’Olfa da produtora Kaouther Ben Hania (Foto: Reprodução/Twitter)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE