Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Elba Ramalho faz 70 anos; descubra cinco curiosidades sobre a cantora paraibana

17 ago 2021 | Entretenimento

Por Redação

Cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Elba Ramalho é um verdadeiro ícone nacional com mais de 10 milhões de discos vendidos e dois Grammys Latinos em casa! Nesta terça-feira (17), a artista celebra 70 anos de idade e, para comemorar a data, a equipe do Site MT reuniu cinco curiosidades sobre a cantora paraibana.

LEIA MAIS >> Você se lembra de todas essas coisas que fizeram sucesso nos anos 2000?

Assessoria nega participação de Mileide Mihaile em ‘A Fazenda’

Rompeu preconceitos

Elba nasceu em Conceição, município do Sertão paraibano, em 1951. Menos de 20 anos depois, subiu ao palco pela primeira vez e o reconheceu como seu lugar de fala. Desde então, se consolidou como ‘sinônimo de Nordeste’ e de inspiração para várias gerações.

A trajetória da cantora rompeu barreiras e foi marcada por vários episódios de xenofobia, machismo e misoginia. Apesar disso, Elba sempre fez questão de evidenciar a sua liberdade – seja na arte ou na vida.

Elba Ramalho no início da carreira (Foto: Reprodução/Twitter)

Ela falou do preconceito que encarou no início da carreira no “Programa do Porchat”, em 2018. “Sofri muito. A solidão, o descaso, o preconceito, a falta de cultura, os muros que separavam o Brasil durante muitos anos. Chegava falando de xote, baião, maracatu e, quando eu me apresentava, tentavam me dar apelidos: Janis Joplin da Caatinga, do Sertão, Rita Lee da Caatinga, Tina Turner do Agreste…”, recordou.

“Eram aqueles críticos mauzinhos, com um pouco de veneno. Eu dizia que enquanto eles ladravam, minha caravana cantava. Transformei tudo em comédia. As pedras são inevitáveis na vida dos artistas. Com as pedras que jogaram, construí castelos maravilhosos“, afirmou.

Prima de Zé Ramalho

É comum que alguns famosos compartilhem o mesmo sobrenome e isso nem sempre é sinal de que eles sejam da mesma família, mas não é o caso de Elba e Zé Ramalho. Os artistas são primos de primeiro grau.

Elba e Zé Ramalho (Foto: Reprodução/Twitter)

Inclusive, os dois são paraibanos, já dividiram o mesmo palco e participaram do projeto “O Grande Encontro”, álbum lançado em 1996, desenvolvido por Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. A repercussão foi tão grande que os artistas continuaram o projeto.

Homenageada por escola de samba

Em 2017, a cantora foi a grande homenageada da escola de samba paulistana Tom Maior. Na época, a escola fez seu retorno ao Grupo Especial com o enredo “Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste – Toque Sanfoneiro Forró, Frevo e Xaxado”.

Elba Ramalho foi tema de enredo da Tom Maior (Foto: TV Globo)

O desfile apresentou referências aos gêneros musicais que fazem parte da carreira de Elba. O carro abre-alas chamou a atenção representando uma “Asa Branca”. Foi uma forma de fazer um tributo a Luiz Gonzaga, rei do baião e grande mestre da cantora. O frevo ganhou destaque nos trajes da bateria. Junto ao maracatu, o bumba meu boi e a cavalhada, o ritmo também foi lembrado no desfile.

Leonina, sim!

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu em 17 de agosto de 1951, ou seja, é do signo de Leão. Quem ama astrologia, com certeza, vai encontrar características do signo na personalidade da cantora: forte, determinada e sempre com alto astral. Até os belos e volumosos cabelos loiros que ela ostenta podem estar associados a essa curiosidade, não é?

Elba Ramalho é leonina (Foto: Reprodução/Instagram)

Mãe de quatro

A paraibana é mãe de Luã – fruto do relacionamento que ela teve com o ator Maurício Mattar – Maria Clara, Maria Paula e Maria Esperança, filhas adotivas da cantora. Inclusive, Elba gravou a música “Eu e vocês” com os quatro filhos. Em 2020, nasceu Esmeralda, sua primeira netinha, fruto do relacionamento de Luã com a comunicadora Amanda Mezkta.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE