Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Livros infantis que proporcionam enriquecimento cultural para as crianças

18 abr 2021 | Entretenimento

Por Redação

Um dos livros infantis de Lázaro Ramos tem a proposta do autor é ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, tudo ao mesmo tempo (Foto: Reprodução)

O primeiro contato com os livros é logo na infância. A literatura infantil desperta a imaginação e educa as crianças. Desta forma, no Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, o Site MT preparou uma lista com dicas de livros infantis, entre clássicos e contemporâneos, que proporcionam enriquecimento cultural e amplia a visão de mundo dos mais novos. Confira!

LEIA MAIS >> Dez livros infantis de Monteiro Lobato para ler online

Cinco livros sobre mulheres escritos por mulheres

Clássicos

  • Turma da Mônica, Mauricio de Sousa
(Foto: Reprodução)

Os quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, foram para várias crianças a porta de entrada no universo da leitura. A série Turma da Mônica acompanha as aventuras de uma menina de sete anos, que vive no Bairro do Limoeiro, junto aos amigos Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento. 

Durante anos, as revistinhas da Turma da Mônica se reinventaram, além dos típicos quadrinhos sobre a infância dos personagens, há também histórias dos protagonistas adolescentes e versões em estilo mangá, típico desenho japonês. 

  • Marcelo, marmelo, martelo, Ruth Rocha 
(Foto: Reprodução)

Um livro com a nostalgia da infância da escrita clássica Ruth Rocha. O livro contempla três contos sobre dúvidas e amizade. O primeiro conto é sobre um menino um tanto curioso chamado Marcelo, o garoto começa a questionar as palavras e criar novas. Já os outros dois contos abordam o valor da amizade, a segunda narrativa é sobre Teresinha e Gabriela, duas crianças que superam as diferenças e se tornam amigas. E a última história acompanha Caloca, que após ficar sozinho com os brinquedos entende o valor da amizade.

  • O Fantástico Mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira 
(Foto: Reprodução)

O conto de fadas brasileiro. A  narrativa trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Rapunzel, Bela e Rosaflor Della Moura Torta.

  • Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque
(Foto: Reprodução)

Uma história sobre superação do medo e coragem. Chapeuzinho Amarelo é uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo.

  • Onde Andará Alegria?, Miriam Portela 
(Foto: Reprodução)

Uma história sobre a beleza da amizade. A narrativa acompanha o casal de idosos Téo e Laís que tem a vida transformada com a chegada da nova vizinha, Alegria, uma criança que vive correndo e brincando pela rua. Ela e seu cachorro Vento Sul iluminam as tranquilas vidas de Téo e Laís.

  • O Mistério da Casa Verde, Moacyr Scliar
(Foto: Reprodução)

Um livro que proporciona um primeiro contato do jovem com o alienista, livro de Machado de Assis, de uma forma bem acessível. A narrativa acompanha quatro amigos que entram em uma casa abandonada e encontram vivendo ali um homem que parece ser um personagem do autor consagrado.

Contemporâneos

  • Amoras, Emicida
(Foto: Reprodução)

O cantor de rap Emicida transformou a música “Amoras” no primeiro livro infantil. “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto. Fez a criança sozinha alcançar a conclusão. Papai que bom, porque eu sou pretinha também”, são os versos que guiam a narrativa sobre a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre. O texto ganha destaque com as ilustrações de Aldo Fabrini.

  • O Pequeno Príncipe Preto, Rodrigo França
(Foto: Reprodução)

O texto é originalmente uma peça infantil que já rodou o país inteiro, agora, o autor Rodrigo França traz essa delicada história no formato de conto. A narrativa se passa em um minúsculo planeta, onde vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. A história inspirada no Pequeno Príncipe fala da importância de valorizarmos quem somos e de onde viemos.

  • Contos Piraporianos, Janine Rodrigues
(Foto: Reprodução)

O livro apresenta três contos que instigam a imaginação das crianças. A primeira é a história de dois gatos, um vive em um mundo onde só existe dia e o outro vive em um mundo onde só existe a noite. Um dia, eles resolvem trocar de mundo. A segunda história é de Zabeleu, um menino que vê tudo de cabeça para baixo. E tem também a história sobre uma menina que passeia por lugares já conhecidos porém, com um despertar das belezas ainda não vistas.

  • Maya: bebê arco-íris,  Xuxa Meneghel
(Foto: Reprodução)

Inspirada na própria afilhada, Xuxa apresenta a história de uma anjinha que mora no céu e recebe a difícil tarefa de escolher quem serão seus responsáveis para viver na Terra.

  • Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser,  Lázaro Ramos 
(Foto: Reprodução)

A narrativa acompanha Dan e, durante o dia, ele enfrenta diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. E à noite, já em casa e quase pronto para ir dormir, Dan ouve uma história muito especial do avô sobre os ancestrais. A proposta do autor é ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, tudo ao mesmo tempo.

Todos os livros da lista estão disponíveis nas maiores livrarias do Brasil, com preços que variam de R$3,00 a R$ 50.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE