Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça ‘Marte Um’, filme que representa o Brasil na disputa por vaga no Oscar

6 set 2022 | Entretenimento

Por Redação

O longa-metragem de Gabriel Martins pode concorrer a categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª edição do Academy Awards

Marte Um desbancou mais cinco títulos brasileiros na disputa pela indicação a concorrer a vaga (Foto: Reprodução/Instagram)

Um jovem talento do futebol que sonha em ser astrônomo: esta é a premissa principal de ‘Marte Um‘, o filme que foi selecionado para representar o Brasil na briga por uma vaga no Oscar 2023, na categoria de Melhor Filme Internacional. A escolha foi divulgada na última segunda-feira (5), pela Academia Brasileira de Cinema, que conta com comissão especial para realizar esta seleção. ‘Marte Um’ é dirigido pelo mineiro Gabriel Martins, e é fruto de um edital voltado para realizadores negros.

LEIA MAIS >> 73º Salão de Abril é inaugurado com evento aberto ao público

Azul inicia voos na Rota das Emoções; cidades cearenses estão inclusas

O longa-metragem conta a história de Deivinho (Cícero Lucas), um garoto de Contagem, em Belo Horizonte, que é visto pelo pai como um futuro talento do futebol. Embora o jovem esportista seja a esperança da família para dias melhores, Deivinho sonha mesmo é em ser astrônomo e participar de uma missão colonizadora em Marte, em 2030.

O filme ainda aborda a tensão que a família negra de classe média baixa sente em meio ao contexto político do País. Na trama, os personagens acompanham o início do que para eles é um decepcionante mandato presidencial de um político de extrema direita. Se você ficou curioso para prestigiar a película, o Cine Dragão do Mar traz o representante brasileiro em cartaz na programação do mês de setembro.

Processo de seleção

Cícero Lucas no papel do protagonista Deivinho (Foto: Reprodução/Instagram)

Após desbancar mais cinco títulos brasileiros, o longa-metragem disputa, agora, uma das cinco vagas da categoria de Melhor Filme Internacional da cerimônia do Oscar 2023, prevista para 12 de março. Outros filmes que concorriam a honra de representar o país eram: “A mãe”, de Cristiano Burlan; “A viagem de Pedro”, de Laís Bodansky; “Carvão”, de Carolina Markowicz; “Pacificado”, de Paxton Winters; e “Paloma”, de Marcelo Gomes.

“A escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, disse Bárbara Cariry, cineasta cearense, presidente da comissão responsável pela escolha, em nota divulgada à imprensa.

Vale ressaltar, que para o Oscar, um “filme internacional” é um longa-metragem produzido fora dos Estados Unidos com mais de 50% do diálogo sem ser em língua inglesa. Uma lista de 15 finalistas deve ser anunciada em 21 de dezembro, com os cinco indicados finais revelados em 24 de janeiro de 2022. A 95ª cerimônia do Oscar acontece em 12 de março de 2023, em Los Angeles.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE