Celebrado no próximo dia 20, o Dia Nacional da Consciência Negra levanta pautas e motiva ações sobre a causa durante o mês de novembro. Para quem deseja mergulhar no tema pelas vias do entretenimento, selecionamos séries e filmes dignos de uma maratona acompanhada de pipoca quentinha. Confira a lista:

LEIA MAIS >> Ceará Sem Racismo: Zelma Madeira detalha ações de campanha que será implantada em novembro

Ela Quer Tudo

(Foto: David Lee / Netflix)

Adaptação do filme homônimo de Spike Lee, a série “Ela Quer Tudo” tem duas temporadas que acompanham o cotidiano de Nola Darling (DeWanda Wise), uma mulher artista do Brooklyn que desafia os padrões da sociedade. Enquanto busca sua própria identidade, ela divide seu tempo entre amigos, trabalhos e amores. A produção está disponível na Netflix e tem um total de 19 episódios.

O Menino que Descobriu o Vento

O Menino que Descobriu o Vento” (“The boy who harnessed the wind“, no título original), é um filme produzido pela Netflix. O drama de Chiwetel Ejiofor é ambientado em Malawi, país da África Central, e traz a história real de William (Maxwell Simba), garoto de um vilarejo da região.

(Foto: Divulgação/Netflix)

A produção aborda o momento em que os moradores de Malawi ficam impossibilitados de trabalhar na colheita, única fonte de renda e alimentação, por causa da chuva. Quando o período de tempestades acaba, a seca toma conta do local e a situação fica ainda pior. Até que o jovem William, cansado de passar por dificuldades, começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento. Vale a pena conferir e se emocionar!

Corra!

Uma das obras-primas do diretor Jordan Peele, “Corra!” traz os acontecimentos repentinos na vida de Chris Washington (Daniel Kaluuya) que viaja com a namorada para conhecer a “calorosa” família dela.

(Foto: Divulgação)

A dica é para quem gosta de um bom suspense, já que durante a narrativa o protagonista acaba descobrindo segredos sombrios. A produção está disponível em streaming no Looke e Now. Daniel, que interpreta o protagonista, foi indicado ao Oscar 2018 a “Melhor Ator” e o filme era um dos concorrente na categoria de “Melhor Filme” do prêmio.

A Irmandade

Agora é a vez de indicarmos uma produção nacional. Com atuação de Seu Jorge e Naruna Costa, a série “Irmandade” tem oito episódios e ambienta-se em São Paulo, nos anos 1990. O thriller disponível na Netflix conta a história de Cristina, uma advogada honesta e dedicada que descobre que seu irmão Edson está preso e lidera uma facção criminosa em ascensão, conhecida como Irmandade.

(Foto: Divulgação)

A personagem de Naruna é forçada pela polícia a virar informante e a trabalhar contra o irmão, que não vê há anos. Ao se infiltrar na Irmandade, numa missão arriscada e perigosa, ela entra em contato com seu lado mais sombrio, e começa a questionar suas próprias noções de Justiça.

Estrelas Além do Tempo

Você quer girl power? O filme “Estrelas Além do Tempo” conta uma história praticamente desconhecida: nos anos 1960, quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos, um grupo de mulheres negras foi fundamental para a ida do primeiro americano ao espaço, atuando como “computadores”, responsáveis pelos cálculos matemáticos envolvidos na missão.

(Foto: Divulgação)

O longa-metragem dirigido por Theodore Melfi é baseado no livro de Margot Lee Shetterly. A produção foca na história de Katharine Johnson (Taraji P. Henson), que fez os cálculos de reentrada da cápsula espacial que transportava o astronauta John Glenn, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), uma das únicas supervisoras negras da agência, e Mary Jackson (Janelle Monáe), a primeira engenheira negra da Nasa. O filme está disponível no Telecine Play.

Foto destaque: Divulgação