Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Música de Caetano Veloso compõe trilha sonora de “Rivais”, filme protagonizado por Zendaya

22 abr 2024 | Entretenimento

Por Thayná Facó

Protagonizado por Zendaya, filme conta com a música “Pecado” na trilha
e tem estreia marcada para esta quinta-feira (26)
Música de Caetano Veloso compõe trilha sonora de "Rivais", novo filme com Zendaya
Filme “Rivais” acompanha um triângulo amoroso entre Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor e tem música de Caetano Veloso na trilha sonora (Divulgação/Metro-Goldwyn-Mayer Pictures)

Desejo é uma emoção que pauta o novo filme de Luca Guadagnino, “Rivais”, com protagonismo e produção de Zendaya. O longa-metragem acompanha um triângulo amoroso entre tenistas e tem estreia marcada para esta quinta-feira (26) nos cinemas. Porém, não é apenas o fervor do romance e da competição que podem atrair o público brasileiro: a trilha sonora do filme conta, ainda, com uma música do cantor e compositor baiano Caetano Veloso.

LEIA MAIS >> ‘Motel Destino’: filme do cearense Karim Aïnouz disputa prêmio em Cannes
Studio Ghibli: confira seis animações japonesas para maratonar

“Pecado”, uma das composições em espanhol de Caetano, está no álbum Fina Estampa (1994). Com versos como “Se for proibido / Se não tiver perdão / Se me levar ao abismo / Só sei que é amor” e “É mais forte que eu, que minha vida, que minha crença, que meu destino / é mais forte que todo o respeito e o temor a Deus / e ainda que seja pecado, te amo”, a faixa embala a história dos personagens que competem dentro e fora das quadras.

Sobre o filme “Rivais”

O filme “Rivais” é uma dramédia que conta a história de Tashi (Zendaya), uma tenista que, após sofrer uma lesão no joelho, passa a treinar seu marido Art (Mike Faist) e o transforma em um campeão mundial de tênis. Em uma das competições que participa, o casal reencontra Patrick (Josh O’Connor), também jogador, ex-melhor amigo de Art e ex-namorado de Tashi. 

Entre saques e grunhidos, o relacionamento dos três é retratado como uma partida de tênis mesmo fora das quadras: a competitividade e o ímpeto de vencer marcam as interações entre os personagens, além da montagem em cortes no estilo pingue-pongue e da escolha por uma narrativa não-cronológica. O diretor Luca Guadagnino também assina filmes como “Me Chame Pelo Seu Nome” (2017), “Suspiria” (2018) e “Até os Ossos” (2022).

A canção de Caetano não é a primeira música brasileira que aparece em filmes internacionais. Elis Regina, Elza Soares, Marcelo D2, MV Bill e Anitta são alguns nomes que estão presentes nas trilhas de produções cinematográficas estrangeiras. Confira:

Fale com ela (2003)

No filme dirigido por Pedro Almodóvar, Elis Regina é a intérprete de “Por Toda a Minha Vida”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, durante uma cena de tourada. Caetano Veloso também aparece na seleção musical do filme, porém como intérprete da música “Cucurrucucú Paloma”, do mexicano Tomás Méndez.

Apesar de não ser uma composição brasileira, a mesma canção interpretada por Caetano também aparece em “Moonlight – Sob a Luz do Luar” (2017), filme de Barry Jenkins que conquistou o Oscar de Melhor Filme em 2018.

Closer – Perto Demais (2005)

O longa de Mike Nichols conta com três interpretações na voz de Bebel Gilberto: “Samba da Benção”, de Pierre Elie Barouh, Baden Powell de Aquino e Vinícius de Moraes, “Tanto Tempo”, de Bebel Gilberto e Suba, e “Mais feliz”, de André Cunha, Bebel Gilberto e Agenor de Miranda Araújo Neto.

“Samba da Benção” também marca presença em “Comer, Rezar, Amar”, drama romântico de Ryan Murphy. A composição aparece durante a busca de Liz Gilbert (Julia Roberts) por autodescoberta, em cenários que vão da Itália à Índia.

Velozes e Furiosos

O Brasil já foi inspiração em mais de um filme da famosa franquia. “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011), além de ter o Rio de Janeiro como pano de fundo, conta ainda com as músicas “Desabafo (Deixa Eu Dizer)”, de Marcelo D2, e “3 da Madrugada”, do rapper MV Bill

Já no nono filme da franquia, lançado em 2021, Anitta está presente com a música “Furiosa”, criada para compor a trilha sonora do longa-metragem.

O Irlandês (2019)

Filme dirigido por Martin Scorsese e indicado em 9 categorias do Oscar 2019, “O Irlandês” traz a canção “Delicado”, um chorinho com influência de baião. A música foi composta em 1951 por Waldir Azevedo e, na versão para o filme, recebeu um novo arranjo para orquestra. 

Rosa e Momo (2020)

O filme de Edoardo Ponti foi um dos filmes indicados ao Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2021 e trouxe uma das maiores cantoras brasileiras em sua seleção musical: Elza Soares. No longa, a cantora interpretou “Malandro”, composição do sambista Jorge Aragão.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE