Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Museu da Fotografia inaugura exposição com registros históricos da cidade

20 set 2023 | Entretenimento

Por Redação

A exposição ocupa dois andares do museu com obras de artistas renomados.

Frente do Museu da Fotografia de Fortaleza (Foto: Divulgação/ Beto Skeff)

O Museu da Fotografia Fortaleza está estreando neste sábado (23), a partir das 10h, “A Máquina do Tempo”, nova exposição de longa duração, com curadoria de Denise Mattar. O norte que conduz a curadoria é a fotografia como mudança da visualidade humana e transformação da arte. São 300 obras, entre fotos antigas e contemporâneas da Coleção Paula e Silvio Frota, vídeos, gravações, câmeras fotográficas, objetos, e algumas propostas de interação com o público. 

A curadora Denise declara: “O acervo do museu permite contar muitas histórias e apresentar diferentes conceitos. Optei por uma abordagem histórica, mas poderia seguir por outros caminhos, pois a coleção reúne um número impressionante de fotógrafos expressivos do Brasil e do exterior. Também me surpreendeu o trabalho educativo da instituição, certamente um dos melhores do país”. 

As divisões ocupa dois andares do museu. No piso térreo existem retratos do país nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e imagens da coleção Fortaleza Antiga, personalidades, praias, paisagens rurais e urbanas da capital cearense. Nas galerias do primeiro andar, o grupo “Grafismos” traz uma seleção de imagens criadas por pioneiros modernistas e seus discípulos. 

Convite Oficial da exposição “A Máquina do Tempo” (Ilustração: Divulgação)

OUTRAS MOSTRAS: “HOMO SAPIENS – o homem que sabe o que não sabe” ocupa o segundo andar do MFF com cerca de 80 fotografias de Daniel Taveira e seu olhar cuidadoso, que observa em terras estranhas manifestações culturais e cenas cotidianas. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra começa pela Etiópia, onde tem a primeira identificação Homo Sapiens e apresenta um fio condutor da existência humana, até a última sala dedicada à celebração do Dia dos Mortos, tradição do México.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE