logo

Unifor lança projeto que mescla narração de histórias com desenho e música

Por Jacqueline Nóbrega
Unifor lança projeto que mescla narração de histórias com desenho e música
Projeto "Traços que Conto" nasceu com a mobilização do Grupo Mirante de Teatro em resgatar suas produções e disponibilizá-las em tempos de pandemia (Foto: Ares Soares)

Em parceria com o Grupo Mirante da Teatro, a Universidade de Fortaleza (Unifor) inicia neste sábado (29) o projeto audiovisual “Traços que Conto”, que consiste em uma história narrada por integrantes do coletivo acompanhada por desenhos e música. O público poderá acompanhar por meio das redes sociais da Unifor e do Grupo Mirante, a partir de 16h.

A primeira história, que faz a estreia da ação, é a “Arte como Semente“, sobre o pintor e escultor espanhol Joan Miró, de autoria de Aretha Karen e narrada por Lara Hiluy. A pintura do artista chamada “El Sol” (1949) é reproduzida durante a narração.

LEIA MAIS >> Espetáculo ‘Cabaré das Travestidas’ comemora 10 anos com apresentações online

Diretor de ‘Black is King’ irá dirigir nova versão de ‘A Cor Púrpura’

“É um obra muito lúdica, como as coisas do Miró. É maravilhosa e muito colorida, de forma que trazemos encantamento ao nosso público infanto-juvenil. Tenho certeza de que os adultos também vão adorar, pois a história é baseada na biografia de Miró e na trajetória dele com a arte”, comenta Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante de Teatro.

Mobilização

Ela ainda conta que o projeto “Traços que Conto” nasceu com a mobilização do grupo em resgatar suas produções e disponibilizá-las em tempos de pandemia: “Nós pegamos quatro histórias e decidimos criar um projeto comum entre elas”. O lançamento dos episódios será mensal, ocorrendo no último sábado de cada mês, em agosto, setembro, novembro e dezembro

“Nós temos uma atriz no grupo que é desenhista, Lara Hiluy, e também um ator que é músico e compositor, Bruno Teixeira. Escolhemos textos que foram escritos para o nosso tradicional projeto de contação de histórias ‘Tarde com Arte‘, e convidei a Lara para fazer desenhos inspirados nos artistas que são o centro das histórias, e o Bruno fez uma trilha sonora original para esse projeto”, completa Hertenha.

Os outros episódios do projeto são “Albertinho“, do autor e narrador Eurico Mayer, que conta a história de Alberto Santos Dumont; “A Viagem Pitoresca de Debret“, da autora e narradora Annalies Borges, que passeia pela trajetória do artista espanhol Jean-Baptiste Debret e, por fim, “Rembrandt“, que teve Annalies Borges mais uma vez como autora e Bruno Ponte como narrador, que, como o próprio nome sugere, é sobre o pintor holandês Rembrandt.

Veja também