Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Logística no Brasil pós-paralisação é o tema principal da Expolog 2018; confira detalhes da solenidade de abertura

28 nov 2018 | Galerias

Por Lucas Magno

Durante o mês de maio desse ano, os caminhoneiros entraram em greve e o impacto causado pelo acontecimento expôs a dependência do modal rodoviário por parte da logística brasileira. Segundo dados da Fundação Dom Cabral, 75% da produção no país é escoada pelas rodovias, seguida da marítima (9,2%), aérea (5,8%), ferroviária (5,4%), cabotagem (3%) e hidroviária (0,7%). O momento delicado vivido pelo país foi a motivação do tema da Expolog 2018 – Feira Internacional de Logística/XIII Seminário Internacional de Logística, que teve seu pontapé inicial realizado com uma solenidade repleta de autoridades, na manhã desta quarta, 28. Organizado por Enid Câmara, Presidente da Câmara Setorial da Cadeia de Eventos do Ceará, a Expolog se tornou parte do calendário anual de grandes feiras, mobilizando os setores logísticos e gerando entendimentos necessários.

Confira detalhes da abertura, em vídeo, no Canal MT

Durante os dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará recebe os principais players do setor de logística, transporte e comércio exterior do país, transportadoras; operadores portuários; companhias docas, portos e terminais; empresas exportadoras, autoridades do setor, construtores, hidroviários, aduaneiras, entre outros. Este ano, o tema central é “Intermodalidade e a Conexão Global no Brasil pós-paralisação”.

> LEIA MAIS: Confira como foi o último dia da Expolog, no Centro de Eventos do Ceará

5 mil metros quadrados de feira, representantes de 24 estados e cerca de 4500 visitantes

Embora as dificuldades tenham sido potentes em 2018, os líderes dos segmentos logísticos se mostraram otimistas durante a abertura do evento. “Aqui o cearense fez o Ceará. Sentimos o Estado borbulhante no último ano. Estamos transformando nosso aspecto cultural. Vejo nesse momento de discussão do futuro, soluções ainda mais inteligentes para o amanhã”, garantiu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart. Vale destacar que, mesmo com os obstáculos econômicos de 2018, o setor turístico recebeu investimentos decisivos, como salientou Danilo Serpa, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: “O nosso estado tem a vocação natural do turismo. Os hubs tecnológico e portuário, têm colocado o Ceará num cenário otimista em relação ao resto do país”. Esse crescimento foi reiterado no discurso de Ted Lago, vice-presidente da ABEPH. “Nos últimos 4 anos, o setor portuário se expandiu. Novos investimentos chegaram. Buscamos cada vez mais autonomia para que os investimentos sejam mais sérios. Eventos como este aproximam os grandes portos das cidades onde acontecem”, finalizou.

Beto Sturdart em discurso na abertura oficial da Expolog

O primeiro dia da Feira Internacional de Logística/XIII Seminário Internacional de Logística ainda foi marcado pela palestra do jornalista especializado em economia, João Borges, explanando sobre a “Intermodalidade e a Conexão Global no Brasil pós-paralisação”. Confira o registro completo da abertura oficial.

Marcos Pompeu, Eduardo Sanovicz e Joaquim Cartaxo

O secretário de cultura, Régis Medeiros, também marcou presença

Fotos: Camila Lima

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE