Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Artista Bianca Kovach lança exposição ‘Aquela que não se encaixa’ em Fortaleza

8 abr 2023 | Galerias

Por Tainã Maciel

A mostra tem curadoria da artista contemporânea e produtora cultural Levi Banida

Lino Villaventura, Ines Villaventura e Bianca Kovach no lançamento da mostra (Foto: Mateus Monteiro)

Carioca apaixonada pelo Ceará, a artista Bianca Kovach lançou a exposição individual “Aquela que não se encaixa“, na última quinta-feira (6), na Casa Patú, em Fortaleza. A mostra possui texto e curadoria da artista contemporânea e produtora cultural Levi Banida.

LEIA MAIS >> Confira o funcionamento do Espaço Cultural Unifor durante o feriado de Semana Santa

Cultura viva: conheça livrarias e sebos para visitar em Fortaleza

A exposição reúne 26 obras que confessam, entre monotipias, acrílicas em telas e cerâmicas, a fricção própria dos corpos que se (des)encaixam. “Há vaso e facas, e coesões inesperadas. As janelas dos prédios na superfície das cerâmicas: criando negativo nas estruturas, penetrando dentro das casas, criando moradas dentro de nossas íris. Bianca habita em nós o desejo incontrolável de manter os legos vivos, de equilibrar os caos internos“, apresenta texto da mostra.

Levi Banida, Marina Fontanari, Bianca Kovach e Diana Souza (Foto: Mateus Monteiro)

“Aquela que não se encaixa” segue um fluxo que brinca com um espelhar lúdico das formas, em uma curadoria onde o percurso dialoga entre as paredes. Formas que transbordam, convexas, fluidas, orgânicas, duras e moles, camaleônicas.

“Quanto mais investigo e crio essas peças presentes em meu trabalho, vou construindo e tentando montar o quebra cabeça que é a vida. Um encaixe que muitas vezes parece impossível. Assim como me perco em mim. Enfim, uma busca incansável, sobre pertencer ou não. Sobre aquilo que se encaixa e se torna harmônico”, diz Bianca Kovach.

Sobre a artista

Nascida no Rio de Janeiro e criada em São Paulo, Bianca Kovach se formou em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Fotografia pelo Senac. Em 2002, veio morar em Fortaleza construindo uma relação de amor eterno.

Em 2006, volta a morar em SP onde começa a sua pesquisa sobre diversos suportes e possibilidades para desenvolver seu trabalho. Experimentou aquarela nanquim, marcenaria, áudio (gravação de disco autoral) e cerâmica sua paixão desde 2017.  Há um ano e meio, final de 2020, retorna a Fortaleza para residir de vez.

Além de algumas exposições, trabalhou com cenografia para várias marcas, como Lino Villaventura na SPFW, Maraponga MartModa, balé Edisca (espetáculo Mobiles), cenografia para Samba de Rainha no Sesc Prata da Casa e Auditório Ibirapuera ambos em SP.

Entre algumas exposições, destacam-se a exposição feita na HOME da Mariana e Fernanda Furlani (2003), FA7 (galeria Vicente Leite), Salão de Abril, duas vezes capa da CasaCor Ceara com fotografia em 2012 no espaço Marcus Novais e instalação de cerâmica em 2019 no espaço Brenda Rolim.

Hoje, seu trabalho é representado pela galeria Ponto de Vista, com curadoria de Guilherme Albuquerque.

Serviço

Exposição ‘Aquela que não se encaixa’

Endereço: Casa Patú (Rua Antônio Augusto, 819 – Meireles)

Dias e horários: segunda a sexta-feira de 10h às 18h; sábado das 11h às 16h

Veja mais fotos do evento, por Mateus Monteiro.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE