Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, apresentou, nesta quinta-feira (19), a Jornada Sustentável Ceará. A campanha, promovida durante o mês de setembro, prevê ações de limpeza de praia, do mangue e do oceano, além do plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti. Com o objetivo de coletar 30 toneladas de resíduos sólidos, a iniciativa foi apresentada à imprensa, empresários e autoridades locais durante almoço no parque aquático. 

A agenda sustentável está presente no Beach Park há bastante tempo. Há oito anos, a companhia realiza ação de limpeza da praia do Porto das Dunas com voluntários. A novidade deste ano, de acordo com Pascoal, fica por conta da expansão das atividades e o aumento da meta de coleta de lixo. “Neste ano, nós conseguimos congregar uma série de empresas e associações que estão juntos nessa luta de criar um mundo melhor. Com essas ações, buscamos não só manter, como melhorar o ambiente em que estamos inseridos para quem visita e para quem mora aqui”.

Se, em 2018, o Beach Park mobilizou 300 voluntários para recolher 23 toneladas em sete dias, em 2019, a ideia é reunir 500 voluntários em um só dia para a coleta de 30 toneladas de lixo no mar, no mangue e na orla da praia. A ação ocorrerá no próximo sábado (28), com concentração às 7h, na Vila Azul do Mar, e a presença de pescadores e mergulhadores.

Ivon Levy e Artur Bruno

Já entre os dias 23 e 27, as margens do Rio Pacoti recebem o plantio de 15 mil mudas, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). Trezentas crianças de escolas públicas de Aquiraz participarão da ação e receberão aulas de educação ambiental. No mesmo período, a Jornada promove a visitação de universidades e escolas, para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto e o tratamento de água das piscinas do Complexo, que envolve o reuso da água na irrigação das áreas verdes e é referência no Ceará.

Questionado sobre a importância da sustentabilidade para o parque aquático, Pascoal salientou que a ação está alinhada com o propósito do Beach Park enquanto empresa, que é proporcionar momentos felizes. “Trabalhamos com turismo e dependemos dos turistas. Eles, quando viajam, querem ver o que aquele lugar tem de único e especial. Para o Beach Park como empresa, não basta ter o parque aquático, precisamos pensar no ecossistema como um todo. E isso alinha nossos interesses com a sustentabilidade. Esse é o nosso futuro”.

“É uma continuidade do trabalho que nós fazemos há bastante tempo. Chamamos de um movimento com propósito. O Beach Park proporciona momentos felizes, e a sustentabilidade precisa estar alinhada a isso”, complementa Raissa Bisol, coordenadora de meio ambiente da empresa.

>> LEIA TAMBÉM: Beach Park é eleito terceiro melhor parque aquático das Américas

Contribuição estadual

Presente no encontro, o secretário estadual de meio ambiente, Artur Bruno, parabenizou o Beach Park pela iniciativa. Também adiantou que o governo estadual está em negociação para a implantação, até o final do ano, de um plano de coleta seletiva múltipla em todos os municípios do Ceará, o que irá garantir a agilidade no recolhimento desses resíduos e assim promover um ambiente cada vez mais sustentável para a população. Outra novidade revelada por ele é a criação do Selo Escola Sustentável. Por meio de boas ações de educação ambiental, escolas estaduais poderão ser premiadas com o selo e receberão incentivos financeiros para serem aplicados nos colégios. Ainda não há previsão de implantação.

Sobre a Jornada Sustentável Ceará

A Jornada Sustentável Ceará recebe apoio do Governo do Estado do Ceará e acontece em parceria com diversas entidades engajadas na causa sustentável, como é o caso do projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, Instituto Limpa Brasil, Menos 1 Lixo, Aquasis, Escola de Mergulhadores Mar do Ceará, Colônia de Pescadores de Aquiraz – Z9 e Associação Caatinga. O projeto é realizado no Mês Internacional dos Mutirões de Limpeza de Praia, marcado pelo movimento global World Clean Up Day. No Brasil, essa mobilização é capitaneada pelo Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos que promove a conscientização do descarte irregular do lixo urbano através de projetos integrados em parceria com a sociedade civil.

Ficou interessado em participar das atividades da Jornada Sustentável Ceará? Se inscreva através do endereço http://blog.beachpark.com.br.

Fotos: Saulo Roberto