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DFB 2025: 100% CeArt e Lindebergue brilham no primeiro dia de desfiles

15 maio 2025 | Galerias

Por Julia Valentim

Jonhson Alves e Almerinda Maria também compuseram line up principal,
enquanto UniAteneu participou do DFB Revela
Reimaginando o ‘corp core’, Lindebergue abordou as relações entre trabalhadores e o mundo do trabalho (Foto: Roni Vasconcelos)

O Centro de Eventos do Ceará recebeu, na última quarta-feira (14), o primeiro dia de desfiles do DFB 2025, maior evento de moda autoral da América Latina. 100% CeArt, Jonhson Alves, Lindebergue e Almerinda Maria fizeram parte do line up principal, explorando o tema da edição, “Inteligência Autoral”. UniAteneu, participante do DFB Revela, também ocupou as passarelas, apresentando a coleção “ÁRIDO”.

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UniAteneu leva o semiárido às passarelas como destaque no DFB Revela

A programação do DFB 2025 inclui quatro dias de desfiles e palestras nos pavilhões do Centro de Eventos do Ceará. Com duas salas de desfiles, convidados, público e imprensa puderam assistir às primeiras apresentações e conferir as criações autorais de designers ilustres no estado. Durante a fala de abertura, Claudio Silveira, fundador do evento, ressaltou a importância do olhar criador e a transformação da moda e dos usos da tecnologia.

“Nesta edição, nós resolvemos trazer para pauta uma realidade que já se impõem em nossas vidas: a Inteligência Artificial. Mas para nós, que vivemos em prol da criatividade, ressignificar é sempre a melhor alternativa para se adaptar a novos tempos. E aqui, no DFB, o I.A. se transforma em ‘Inteligência Autoral’, porque a gente sabe que nada substitui o olhar de quem cria. E é para celebrar esse olhar humano, imperfeito e, por isso mesmo, sempre surpreendente, que estamos reunidos hoje aqui”, declarou Silveira.

DFB Revela: UniAteneu

No primeiro bloco de apresentações, alunos e ex-alunos do curso de Design de Moda da UniAteneu trouxeram a estética do semiárido para a passarela do DFB. Nomeada “ÁRIDO”, a coleção desfilada no DFB Releva trouxe peças estruturadas em tons terrosos e crus, remetendo às cores e texturas da paisagem natural do sertão nordestino. Babados, transparências, laços e amarrações também foram elementos incorporados e trabalhados.

100% CeArt

Abrindo o line up oficial, a marca coordenada pela designer Jô de Paula trouxe uma gama de artesanias e manualidades. Apresentando tipologias como renda de bilro, crochê, labirinto, filé e bordado, as peças desfiladas tinham modelagens fluídas e leves, e foram confeccionadas por mais de 40 artesãos cearenses. Os tons terrosos reinaram na passarela, dando o tom da coleção 100% made in Ceará.

Jonhson Alves

Natural de Alagoas, o designer Jonhson Alves se inspirou no tradicional folguedo “Mané do Rosário”, do povoado de Poxim, para criar uma coleção repleta de leveza e referências culturais. De vestidos longos a saias rodadas, as peças de Alves traduzem costumes em informação de moda, utilizando tecidos lisos em bege, preto e cinza, e estampas florais, que aparecem em saias e quimonos.

Lindebergue

Lindebergue Fernandes é nome certo nas passarelas do DFB. Construindo universos e explorando conceitos a cada desfile, o designer soube, mais uma vez, trazer à tona assuntos de relevância para o mundo da moda – e para a sociedade, de modo geral. Dessa vez, com a coleção intitulada “Quem?”, Lindebergue adentrou o mundo do trabalho e colocou em foco os trabalhadores por trás de toda indústria. Numa reinvenção, peças de alfaiataria são trazidas em tecidos brilhosos e estampados, com gravatas retorcidas de complemento. O jeans e o crochê também ganham destaque, complementando produções que escondem o rosto dos modelos e reiteram a questão: quem?

Almerinda Maria

Presença marcante no DFB Festival, a marca homônima da designer Almerinda Maria mostra que a artesania está em seu DNA. A coleção, dividida em duas fases, começa com um tom mais clássico, trazendo peças com cortes retos e sofisticados dignos de uma business woman. A segunda parte, mais casual, incorpora ao branco e preto tradicionais cores em tons terrosos e pastéis, sempre explorando e reimaginando o bordado característico da marca.

Confira mais fotos do primeiro dia, por Roni Vasconcelos.

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