Economista Bernard Appy discute a Reforma Tributária em último almoço-debate do Lide Ceará em 2019

Por Rosi Melo
Economista Bernard Appy discute a Reforma Tributária em último almoço-debate do Lide Ceará em 2019
>

Economista responsável pela proposta da Reforma Tributária da Câmara Federal, Bernard Appy foi o palestrante convidado da última edição do almoço-debate do Lide Ceará, liderado por Emilia Buarque. O evento aconteceu sexta (6), no Hotel Gran Marquise, encerrando a agenda de encontros do grupo de líderes empresariais em 2019. O tema em discussão foi “Reforma Tributária: Ideal versus possível”.

LEIA MAIS >> Lide Ceará comemora o sucesso da segunda edição do Natal do Bem; veja fotos

Luciana Colare e Michelinne Pinheiro entre as presenças do encontro

Na ocasião, Appy apresentou o projeto da Reforma Tributária a partir de um estudo feito por ele que defende, principalmente, a unificação de tributos federais (PIS, IPI e Cofins), estaduais (ICMS) e municipais (ISS). O novo tributo idealizado pelo economista, batizado de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), seguiria o mesmo modelo do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), aplicado em outros países.

Carreira

Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Bernard Appy é atualmente diretor do Centro de Cidadania Fiscal. Já foi secretário-executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 2003 e 2009; sócio-diretor da LCA Consultores, nas gestões 1995-2002 e 2012-2014; diretor de estratégia e planejamento da BM&BOVESPA, de 2009 a 2011; também presidiu o Conselho de Administração do Banco do Brasil e o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Veja também