Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fenacce: Onélia Santana e Lia Freitas marcam presença na abertura da 5ª edição do evento 

27 set 2023 | Galerias

Por Redação

Este ano, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura traz ações de sustentabilidade com gestão de resíduos e redução de impacto ambiental

Onélia Santana, Renata Jereissati, Stella e André Pavan e Lia de Freitas na abertura da Fenacce (Foto: Denis Santana)

Na última terça-feira (26), foi realizada a abertura da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – Fenacce, que segue até 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O evento tem o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa. Onélia Santana, titular da Secretaria de Proteção Social (SPS), e Lia Freitas, primeira-dama do Ceará, marcaram presença na solenidade de abertura.

LEIA MAIS >> Sereia de Ouro 2023: entrega de troféus acontece no Theatro José de Alencar

‘A Máquina do Tempo’: Museu da Fotografia de Fortaleza inaugura exposição gratuita

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura reúne mais de 1.500 artesãos e 320 expositores de 27 estados em Fortaleza. O Governo do Estado, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS), participa do evento, levando 51 artesãos individuais e 49 associações e grupos produtivos artesanais de todas as regiões do Estado, beneficiando 314 artesãos diretamente e 700 indiretamente.

“Neste ano, a CeArt está com 87 estandes para artesãos individuais, associações e grupos produtivos artesanais de todas as regiões do Estado. Convido vocês para visitarem a feira, que acontece de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e conferir de perto o nosso lindo artesanato e apreciar as peças artesanais de todo o Brasil”, comentou Onélia Santana nas redes sociais.

Arte

A abertura da Fenacce ainda contou com o show do cantor e sanfoneiro, Waldonys, que apresentou a multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Durante a programação do evento, o público também vai aproveitar as apresentações de artistas como Nonato Lima, Transacionais, entre outros. 

Show de Waldonys na abertura da Fenacce (Foto: Denis Santana)

No dia 29 de setembro, a Fenacce promove, às 20h, o show do cantor Jorge Vercillo, que traz para Fortaleza o seu novo show da turnê “Raça Menina”, em única apresentação. Com apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, o músico carioca leva ao palco da Fenacce o novo álbum, lançado em março.

Sustentabilidade

Alinhada com as métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, nesta edição de 2023, a Fenacce vai promover ações de sustentabilidade para redução dos impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento. Stella Pavan, coordenadora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, explica que a iniciativa visa integrar o setor de artesanato e economia criativa e colaborativa, com práticas de ESG com foco na responsabilidade socioambiental, tornando o evento uma referência a nível local e nacional.

O evento recebe, pela segunda vez seguida, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia.  

Economia Criativa

Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda. Em 2020, segundo dados do Observatório Itaú Cultural, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período. 

Para Stella Pavan, a realização do evento pelo quinto ano consecutivo consolida a Fenacce como uma das maiores feiras do Brasil. “O desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato mobiliza diversas áreas e estimula, além da geração de emprego e renda, também a inclusão social, a valorização dos saberes tradicionais, o associativismo e o intercâmbio de conhecimentos. E a Fenacce expande, a cada ano, o incentivo aos artesãos, ao empreendedorismo e ao trade de eventos e turismo”, afirma. 

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura reúne mais de 1.500 artesãos e 320 expositores de 27 estados em Fortaleza (Foto: Denis Santana)

Intercâmbio de experiências

Além disso, a programação terá o Circuito Fenacce voltado para o compartilhamento de experiências através de palestras, oficinas não só de artesanato, mas também de gastronomia, e encontro de artesãos renomados no mercado. Os visitantes poderão conhecer de perto, por exemplo, como é possível transformar produtos recicláveis em peças artesanais, ajudando assim a reduzir o impacto ambiental. 

Entrada Solidária

A Fenacce terá entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o funcionamento é de 14h às 22h; no dia 30 de setembro de 10h às 22h; e no dia 01 de outubro de 10h às 20h. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais.

Veja mais fotos da abertura, por Denis Santana.

Serviço

Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: 26 de setembro a 1º de outubro
Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos  


Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE