Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Izolda Cela assume como 1ª governadora do Ceará

3 abr 2022 | Galerias

Por Redação

Ela assume o executivo estadual após a renúncia de Camilo Santana, que ficou sete anos e três meses no poder e agora vai buscar uma vaga no Senado

Izolda Cela é a primeira mulher eleita vice-governadora do Ceará e a primeira a assumir o Governo do Estado. (Foto: Eri Nunes)

Primeira mulher eleita vice-governadora do Ceará, a sobralense Izolda Cela assume, agora, outro posto pioneiro: ela se tornou a primeira governadora efetiva do Estado, em 489 anos. Izolda assumiu o executivo estadual após a renúncia de Camilo Santana, que ficou sete anos e três meses no poder e agora vai buscar uma vaga no Senado. A transmissão do cargo e a posse da nova governadora aconteceram em solenidade no sábado (2), com momentos históricos e de emoção por parte dos dois gestores.

LEIA MAIS >> Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos desembargadores

M. Dias Branco quer ter 40% de mulheres em cargos de liderança até 2030

No discurso de compromisso, feito na Assembleia Legislativa, Izolda elogiou Camilo Santana e se comprometeu a dar continuidade aos projetos tocados pelo gestor até 31 de dezembro de 2022, quando se encerra o mandato. Em coletiva de imprensa concedida ainda no sábado, a governadora destacou as ações preventivas na área de segurança pública.

Mais tarde, na solenidade de transmissão do cargo, realizada no Palácio da Abolição, Camilo fez um balanço da gestão e se emocionou ao agradecer o apoio de todos que o cercaram ao longo do mandato, especialmente da esposa, Onélia Santana, e dos três filhos.

Cumprimento de Izolda Cela e Camilo Santana na transmissão do cargo. (Foto: Eri Nunes)
Veveu Arruda, Izolda Cela, Camilo e Onélia Santana. (Foto: Eri Nunes)

Ações marcantes

Izolda tem a trajetória pública marcada pelas transformações na educação pública cearense e foi uma das principais articuladoras do Programação de Alfabetização na Idade Certa (Paic), logo no primeiro ano como secretária estadual de Educação do governo Cid Gomes. O Programa, que surgiu a partir das pesquisas feitas pelo Comitê pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, inspirou a criação, em 2012, do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), implantado em todo o País.

Enquanto vice-governadora, coordenou importantes programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e o Projeto Virando o Jogo.

Veja os registros do dia, por Eri Nunes:

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE