Uma tarde que transbordou cultura e arte. Assim pode ser definido encontro promovido por Márcia Travessoni nesta terça-feira (12). A publisher do Site MT reuniu um grupo de amigas para conhecer a exposição “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”, no Espaço Cultural da Unifor


Fotos: Alex Campêlo


Leia também >> Legado familiar e acervo artístico de Yolanda Queiroz ganha exposição no Espaço Cultural Unifor

No dia em que a matriarca de uma das famílias mais tradicionais do Ceará completaria aniversário, as 15 mulheres conheceram parte do seu acervo pessoal. Separada por ambientes, a exposição apresenta a cronologia de vida de Yolanda Queiroz, apresentando peças como a roupa usada no batismo dela, até as publicações de jornais relacionadas à família que foram guardadas, costume que ela herdou do marido, o empresário Edson Queiroz. 

Por meio de fotos, vídeos e objetos, as visitantes conheceram também um pouco da intimidade da matriarca. Além das diversas obras de renomados artistas como Di Cavalcanti, Ismael Nery e Portinari, o grupo conferiu como era o quarto de dona Yolanda, vestidos de festas e boletins de escola.

Outro patrimônio afetivo é um retrato de família, produzido por Lazlo Burjan, em 1969, onde se veem dona Yolanda e as quatro filhas, ainda solteiras.

O encontro foi um verdadeiro passeio pelo legado de Yolanda Queiroz, que é inspiração para muitas mulheres. “Eu achei a iniciativa fantástica, principalmente pela beleza das obras”, comentou Christiane Leite, uma das integrantes do grupo que visitou a mostra.  

Fotos: Alex Campêlo

Para Clara Rios, também presente na visita, a iniciativa de Márcia Travessoni, além de promover a cultura, proporcionou m momento singular entre amigas. “Às vezes essas mostras ficam na nossa cidade e nós deixamos passar. Foi maravilhoso esse convite”, comenta.

Para os apreciadores da arte e da vida de dona Yolanda Queiroz, a exposição é aberta ao público e funcionará também neste feriado. 

Serviço

Exposição “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”
Abertura oficial: 10 de outubro, às 19h
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: até 1º de março de 2020
Horário de funcionamento: 9h às 19h (terça a sexta-feira) e de 10h às 18h (sábado e domingo)


Confira mais fotos pelas lentes de Alex Campêlo: