A nova governadora do Distrito 4490 do Rotary International, Maria Vital, visitou nesta segunda-feira (05) a sede Fortaleza – Alagadiço para acompanhar os trabalhos do local. Além da parte administrativa, o evento contou com um almoço no Náutico Atlético Cearense, no bairro Meireles, com a presença de outros membros do clube. A professora de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) assumiu o mandato de Governadora do Distrito no final do mês de junho desse ano.

As visitas acontecem pelas clubes do Distrito, localizados no Ceará, Piauí e Maranhão. No total, a governadora visitará 76 clubes vinculados. Segundo Maria Vital, a escolha por começar no seu clube de origem foi também por se sentir em casa, rodeada de amigos.

A solenidade contou com a leitura do currículo da nova governadora, por Renata Vasconcelos. Além disso, José Augusto Bezerra relembrou a gestão do Governador Agerson Tabosa, marido de Maria Vital, que faleceu em 2011, e os anos de convivência e amizade do casal.

A Governadora aproveitou o momento para agradecer novamente por ter sido eleita e reafirmou sobre o privilégio de assumir essa posição: “Me sinto muito feliz por ser governadora. É uma oportunidade de fazer mais pelo Rotary fora dos domínios do clube”.

Maria Vital também relembrou as metas do seu governo e do clube Alagadiço, que inclui aumentar o número de projetos sociais e também expandir a quantidade de membros mulheres no Distrito. A cearense exerce o mandato até 1º de junho de 2020.

Em um dos principais pontos do discurso, Maria Vital falou das duas UTI’s conquistadas pelo clube para um hospital da cidade e do potencial que o Rotary possui para ajudar as pessoas. Ela também reiterou sobre a importância das conexões entre os membros e com o mundo. “O Rotary conecta o mundo. A partir daqui, nós temos várias maneiras de nos conectar com os inúmeros projetos comunitários que podemos fazer”, afirma.

Maria Vital utilizou a reunião para convidar os membros do clube para participar da 69ª Conferência Agerson Tabosa, que acontecerá nos dias 14 a 17 de maio de 2020, no Hotel Vila Galé, no Cumbuco, Ceará.

>> LEIA TAMBÉM: Maria Vital assume governo de distrito regional do Rotary

Sobre o Rotary

Fundado em 1905, nos EUA, o Rotary é uma organização internacional sem fins lucrativos composta por homens e mulheres de negócios que atuam em diferentes profissões e são reconhecidos como líderes comunitários. Os rotarianos são conhecidos por prestar serviços humanitários, fomentar um elevado padrão ético em suas respectivas profissões e incentivar a paz e a boa vontade no mundo.

A grande meta atual do Rotary é erradicar a pólio no mundo. Além disso, são missões do Rotary: a erradicação do analfabetismo, a promoção do intercâmbio de jovens, a entrega de agua potável às comunidades, etc.

No Brasil, existem mais de dois mil clubes de Rotary, com mais de 50 mil rotarianos e 38 distritos regionais. O distrito 4490, governado agora por Maria Vital, engloba integrantes do Ceará, Maranhão e Piauí. Ao todo, há 76 clubes de Rotary, com 1744 rotarianos.

Vejas as fotos do evento, por Eri Nunes: