14 abr 2025 | Galerias
Na última sexta-feira (11), o empresário Ivens Dias Branco Júnior, a coreógrafa Dora Andrade e o padre e médico Ottorino Bonvini foram agraciados com a Medalha Iracema, maior comenda da capital cearense. A solenidade, que ocorreu no Teatro São José, reconheceu as personalidades por sua dedicação à cidade.
LEIA MAIS >> Eduardo Bismarck e Eduardo Juaçaba discutem economia do turismo em evento do LIDE Ceará
FIEC adere ao Pacto Cearense pela Primeira Infância em solenidade no TCE-CE
Parte da programação em celebração aos 299 anos de Fortaleza, completados no último domingo (13), a cerimônia de entrega da Medalha Iracema destacou a contribuição dos homenageados em suas respectivas áreas de atuação. Evandro Leitão, prefeito da capital, ressaltou a contribuição de cada um para o desenvolvimento local.
“É uma honra entregar uma comenda tão importante para Dora Andrade, o Padre Rino e Ivens Dias Branco. Essas três personalidades representam, cada uma a sua maneira, e com suas trajetórias, o que há de mais nobre no espírito fortalezense, a capacidade de gerar oportunidades, de cuidar dos outros e de transformar realidades”, afirmou.
Ivens Dias Branco Júnior, empresário à frente do Grupo M. Dias Branco, considerou a homenagem um chamado à humildade e à responsabilidade para com Fortaleza, reiterando a necessidade de mais empresários desenvolverem um olhar cuidadoso com a capital. “Uma cidade que nos deu tanto merece nosso respeito e nossa dedicação”, pontuou.
Dora Andrade, fundadora da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), observou a homenagem como o reflexo de um trabalho sério, árduo e longevo, realizado por muitas pessoas em prol da arte e do desenvolvimento social. “Através do trabalho da Edisca, já ocorreram alguns reconhecimentos, mas é impressionante como tem uma dimensão muito maior quando vem do nosso quintal, da nossa terra”, declarou a coreógrafa.
Ottorino Bonvini, o Padre Rino, reconhecido pela dedicação ao acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social ou com transtornos mentais, realizado pelo Movimento Saúde Mental no bairro Bom Jardim, recebeu a Medalha como uma homenagem coletiva. “Estamos muito felizes. Esta festa não é só do Padre Rino, mas de toda a equipe do Movimento, que trabalha com muito amor, muito carinho, para servir aos mais pobres e excluídos. Sinto que nós fizemos um bom trabalho, e essa é uma oportunidade de mostrar que o Bom Jardim não é feito só de violência e miséria, é um lugar muito lindo, muito transformador”, concluiu.
Confira mais fotos da solenidade, por Roni Vasconcelos.