Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

VII Seminário de Gestores Públicos debate os desafios para inovar nos municípios cearenses em meio à crise

4 jun 2019 | Galerias

Por Lucas Magno

O Centro de Eventos do Ceará recebe, até esta terça (4), o VII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2019. Segunda (3), acompanhamos de perto o 1º dia do evento, que promove uma série de painéis de discussão que giram em torno do Fortalecimento do Desenvolvimento Cooperado, Inovação e Sustentabilidade no âmbito das estruturas dos poderes públicos municipais. Prefeitos de todo o Estado marcaram presença na solenidade de abertura, que também foi prestigiada pelo governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso e o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Pontes.

Diante de um cenário incerto na política e na economia brasileira, Camilo Santana enfatizou a importância da união entre os municípios cearenses para pensar as políticas públicas com inteligência. “É um momento de conhecer as experiências exitosas, de avaliar modelos de gestões municipais e, principalmente, a importância da cooperação no momento que a gente está vivendo no Brasil. Então, é cada vez mais importante que os municípios possam ter eficiência de gestão, garantir serviços de qualidade à população e isso exige cada vez mais aperfeiçoar o modelo de gestão”, disse na ocasião.

Para Roberto Cláudio, o grande desafio atualmente é inovar em um cenário difícil. “Esse é o grande desafio do momento: como trabalhar em um cenário de escassez de recursos. Isso demanda planejamento, responsabilidade e austeridade fiscal. Valorizar e qualificar o gasto público. Mas há uma segunda dimensão, também produto desse momento de escassez, que é o município ter ideias inovadoras e bons projetos para buscar cooperação e apoio”, complementou.

Rafael Rodrigues, Enid Câmara, Anya Ribeiro, Joaquim Cartaxo Filho e Circe Jane

Após a abertura oficial, aconteceu o primeiro talk show do encontro, para debater o tema “O desenvolvimento cooperado, vocações dos municípios cearenses e suas oportunidades de investimento”. Foram convidados: Eduardo Neves, presidente da Adece; Rafael Rodrigues, gerente geral de comercialização do Sistema Verdes Mares; Circe Jane, vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará; Sampaio Filho, presidente do Conselho Temático de Inovação da FIEC; Nilson Diniz, presidente da APRECE; Joaquim Cartaxo Filho, presidente do SEBRAE Ceará; Caio Frota, presidente da Junta Comercial do Ceará. A conversa foi mediada com Anya Ribeiro, à frente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos.

Durante o painel, a Adece fez o lançamento da Plataforma Investe Ceará, que dará visibilidade às potencialidades dos municípios cearenses para investidores de dentro e fora do Estado. “A ideia é que a plataforma possa aproximar o município da Adece e das câmaras setoriais, que representam os setores da economia”, revelou Eduardo Neves.

Para o Sistema Fecomércio, o Sesc e o Senac são meios de fomentar a economia, a educação e a cultura dos municípios. “É interessante que os gestores municipais procurem o Sesc e o Senac e busquem ações tanto de consultoria para melhorar o comércio local e a educação dos investidores”, pontuou Circe Jane.

Já Sampaio Filho, da Fiec, destacou que a Federação das Indústrias do Ceará pretende incentivar o desenvolvimento dos municípios através de um convênio com a Adece para facilitar o acesso a informações sobre a indústria das cidades cearenses através do Observatório da Indústria.

Confira como foi o evento:
Fotos: Alex Campelo

>> LEIA TAMBÉM: Camilo Santana recebe CEO da Angola Cables no Palácio da Abolição

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE