Aprenda a técnica de tingimento tie dye para fazer em casa

Por Jacqueline Nóbrega
Aprenda a técnica de tingimento tie dye para fazer em casa
Vale de tudo na hora de testar técnicas de tie dye, até usar um all star antigo, como foi o caso de Thássia Naves Foto: Reprodução/Instagram

Durante o isolamento social, novos hábitos surgiram. Muitos se arriscaram na cozinha e em testar novas receitas, por exemplo. A atividade que anda em alta agora é fazer tingimento estilo tie dye em peças brancas ou velhas, com o intuito de reciclá-las. Nomes como Thássia Naves e Camila Coutinho já se aventuraram no mundo das cores, assim como a digital influencer Nicole Pinheiro. No Instagram, a cearense criou até um destaque no qual ensina o passo a passo para chegar ao resultado final e dá dicas de combinação de tintas, que ela orienta que sejam próprias para tecido.

“Eu tô amando fazer e usar tie dye! É um caminho sem volta, além de divertido. Tendência alegre e que dá um up instantâneo em qualquer look“, contou Nicole ao Site MT.

LEIA MAIS >> Marília Queiroz compartilha inspirações de mesa posta e ensina receita de latte

Baixe as ilustrações exclusivas que Andre Nódoa e Beatriz Soares fizeram para o Site MT

Nicole Pinheiro colocou toda a família para tingir peças Foto: Arquivo pessoal

A fotógrafa Isabela Gaby também aderiu à moda e reforça que o legal da técnica é que toda peça se torna única. “Acredito que esse ‘boom’ na quarentena surgiu pois todo mundo está em um momento de se permitir fazer coisas novas, muitos estão adquirindo novos hábitos e aprendendo alguma coisa. O tie dye é uma moda acessível e única, na qual você tem a liberdade de poder criar sem erros. Em casa mesmo, você é capaz de criar uma peça original”.

Até a máscara foi personalizada por Isabela Gaby Foto: Arquivo pessoal

Use a criatividade

Apesar de ser adepta do p&b, ela não resitiu à tendência. Para dar os primeiros passos, assistiu tutoriais no YouTube e passeou pelo Pinterest em busca de referências.

“Existem milhares de desenhos, técnicas e formas de fazer o tie dye. O legal é você ir brincando, testando e aperfeiçoando, sempre deixando a criatividade rolar solta. Comecei a postar nos Stories como eu estava tingindo as roupas, sem compromisso mesmo, e teve muita repercussão! Todo dia recebo várias mensagens pedindo dicas, então gravei um IGTV explicando tudo”, conta.

Thássia Naves customizou um tênis All Star. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Camila Coutinho incentivou toda a família a testar a técnica. (Fotos: Reprodução/ Instagram)

Para quem vai se aventurar na técnica pela primeira vez, a fotógrafa indica: “Escolha uma camiseta velha que você não use mais para fazer um teste. É o ideal para achar o pontoda tinta, da cor e do desenho”. Se não der certo, não vale desanimar. “O tie dye se aperfeiçoa com o tempo“, garante Isabela.

Confira o passo a passo de Isabela Gaby para fazer o tie dye em casa:

  • Primeiro escolha o desenho. Você pode amarrar a peça com liga de dinheiro, barbante ou linha. OBS: Existem literalmente milhares de tipos de amarração.
  • Escolha as cores da tinta e prepare a mistura com água até chegar no ponto certo da cor que você imaginou. Além da tinta de tecido, Isabela também destaca que existe pó corante que deve ser misturado com água quente para funcionar.
  • Hora de tingir! Uma dica boa é colocar a tinta em uma bisnaga de ketchup ou de tinta de cabelo para que ela saia com maior precisão e não borre o desenho.
  • Depois de tingir, guarde a peça em um saco plástico e espere secar por, no mínimo, 16 horas.
  • Com a roupa já seca, lave apenas com água para tirar o excesso de tinta. Aplique um pouco de amaciante e enxague. Se quiser colocar na máquina de lavar, use apenas na opção de centrifugar. Aí é só esperar secar e usar!

Extra: É importante prestar atenção na hora de misturar as cores! Algumas cores juntas não funcionam.

Veja também