Você sabia que dois em cada três produtos oferecidos em cantinas escolares possuem baixo valor nutricional? A informação é de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em escolas privadas de todo o País em 2016. Os números surpreendem: a oferta e o consumo de produtos de alto valor nutricional não chega nem a 10%. Após bater um papo bem bacana sobre a importância de reeducar a alimentação das crianças na volta às aulas com a nutricionista Amanda Carmo e as mamães cearenses Giuliana Botelho e Alyne do Vale, pedindo para elas compartilharem com a gente algumas receitinhas rápidas e saudáveis para você montar a lancheira da escola ou até mesmo um piquenique no parque. Confira.

Amanda Carmo indica

Pensando na quantidade de energia que as crianças liberam na escola, a nutricionista aconselha o uso de alimentos ricos em carboidratos para suprir essa necessidade. “As frutas, batata, os tubérculos, os cereais, como o arroz, o macarrão, o ideal é que seja sempre o integral para que as crianças possam ter um bom aporte de fibras e sempre fazer uma boa divisão”, conta.  Se a criança pratica algum esporte, como o futebol, é importante “fazer um lanche com associação de mais um tipo de fruta antes do treino da criança, e sempre perguntar a ela como está se sentindo, se está com falta de energia, se está conseguindo fazer as atividades direitinho, se está com fome no momento do exercício ou logo após”.

1) Bolinho de banana com canela

– 2 bananas maduras
– 2 ovos
– 2 col sopa cheias de farelo de aveia
– 1 col sopa cheia de farinha de aveia
– 1 col sopa de açúcar mascavo (opcional de acordo com o paladar da criança)
– Manteiga sem sal: 1 col sopa cheia ou 2 col de óleo de coco
– 1 col sopa de fermento
– Canela a gosto

Preparo: Misture os ovos, a banana e a manteiga ou óleo de coco no liquidificador. Em uma vasilha, adicione as farinhas, a canela e o fermento. Coloque em forminhas (de preferencia de silicone) e leve ao forno a 180 graus por 15 a 20min.

Dica da Nutri: você pode congelar os bolinhos depois de feitos e só reaquecer antes de colocar na lancheira.

2) Nuggets de Frango Saudável:

– 1 peito de frango grande (150g) cru
– 2 col sopa de farelo de aveia
– Temperos a gosto: salsa, pimenta do reino, sal marinho;
– Farinha de aveia + açafrão para empanar.
– 1 clara de ovo

Preparo: Triture o frango no processador ou liquidificador, misture com a clara e a aveia ate formar uma mistura homogênea e ficar moldável. Faça formatos de Nuggets, passe no ovo batido e empane na farinha de aveia misturada com 1 col chá de açafrão.

Leve ao forno por 15 a 20min ou airfryer, a 180 graus.

3) Opções rápidas:

Frutas como uvas, kiwi, mamão, melão e melancia podem ser picadas e enviadas em recipientes se a criança tiver dificuldade com cascas.

Sucos de mix de frutas:
Uva + morango
Maracujá + manga
Melancia + limão
Laranja + mamão
Uva roxa + morangos

Frutas como o abacaxi são uma boa pedida para as crianças

Snacks:
Queijo coalho ou minas frescal em cubos;
Pipoca sem óleo (feita no microondas ou da marca Senhora pipoca)
Bolacha de arroz integral com geléia de fruta ou requeijão.

4) A lancheira ideal:

1) uma porção de fruta ou suco, de preferência a fruta inteira com uma garrafinha de água
2) Uma porção de alimento fonte de proteínas: ovos, queijos, iogurtes, omeletes.
3) Uma porção de alimentos energéticos: pão integral, bolacha de arroz integral, pipoca, torradas integrais, aveia, bisnaguinha integral.
4) Sempre procurar variar as cores e texturas para a criança se acostumar com o novo, sem pressa, no tempo dela!

Giuliana Botelho indica

Giuliana Botelho com Francisco Otávio, Antônio Bernardo e o marido Atila Fernandes. Foto: Reprodução/Instagram

Giuliana nos contou que o seu filho mais velho, Antônio Bernardo, tem uma queda por bolos, principalmente o de cenoura. Por isso, ela gosta de fazer versões mais saudáveis de bolo para agradar o pequeno. 

1) Bolo de banana com chia

– 3 bananas
– 3 ovos
– 1 xic de açúcar mascavo manteiga glee ou azeide ou óleo de coco chia canela em pó
– 1 col sopa de fermento

Preparo: Colocar na batedeira os ovos até obter volume com leve espuma, e aos poucos acrescentar o açúcar e a manteiga. Após, a banana, a aveia, a canela e a chia. Colocar fermento por último. Untar a forma com óleo e açúcar, colocar em forno aquecido por 180 graus, durante 25 minutos.

 

Alyne do Vale indica

Já Alyne do Vale investe no prático, que é a salada de fruta, receita que as crianças adoram em casa. Além do mix de frutas, ela conta que também adora incentivar Raphael Filho, Isabella e Samuel a fazer o próprio lanche e eles curtem bastante banana cortada.