logo

Aprenda técnicas de meditação para iniciar o ano com equilíbrio e tranquilidade

Por Redação
Aprenda técnicas de meditação para iniciar o ano com equilíbrio e tranquilidade

Parar e respirar. Com adeptos do mundo todo, a meditação é uma prática que auxilia o relaxamento e pode ser útil para quem busca equilíbrio e tranquilidade. Em vista disto, o Site MT apresenta algumas técnicas para você começar o ano com ótimas vibrações.

LEIA MAIS >> Estamos no Spotify | Coach Paulo Vieira é o primeiro convidado do MT Cast em 2020

Dia da gratidão: personalidades cearenses partilham mensagens de agradecimento

Segundo o fisioterapeuta e professor de yoga Edvan Alves (também conhecido como Didiu), uma opção para iniciantes é o cultivo da atenção plena por meio da respiração e orienta uma técnica simples:

  • Escolha um lugar tranquilo sem interferências externas.
  • Sente em local confortável: pode ser no chão, se você não possui problemas articulares, ou na cadeira.
  • Deixe o corpo a vontade: mantenha a coluna reta, mas não rígida.
  • Faça três respirações profundas através da narinas e depois mantenha o ritmo normal.
  • Inspire e expire contando até o número 21.
Didiu Alves (Foto: Marília Camelo)

De acordo com Isadora Lídia, professora de yoga há 10 anos, meditar conecta respiração, pensamento e corpo. “Qualquer pessoa é capaz de meditar. No intervalo do trabalho, você pode sentar na cadeira, fechar os olhos e apenas acompanhar a sua respiração e já vai estar meditando”, afirma.

De acordo com ela, o importante é que a mente esteja focada em apenas uma ação. “Conheço praticantes que meditam varrendo e limpando a casa. Uma pessoa no ônibus, pode fechar os olhos e colocar nos fones uma música tranquila que leva ao estado de meditação, por exemplo”.

“Você também pode encontrar paz em meio ao caos” , diz Isadora Lídia.

Isadora Lídia (Foto: Arquivo Pessoal)

Para quem já possui o hábito de meditar, a prática da yoga pode ajudar a potencializar o estado de equilíbrio, de estabilidade e de paz. “Realizar práticas em que você possa se encontrar, refazer, questionar e melhorar são bem-vindas. Elas ajudam a te fazer olhar pra dentro e acolher quem você é”, diz Isadora.

Já para o professor de yoga Helder Lima, estar presente em todas as ações do cotidiano podem proporcionar uma vida mais equilibrada. “Isso é um ato meditativo. Que cada coisa que a pessoa estiver realizando, por mais simples que seja, possa ser consciente”.

Veja também