logo

Segunda Sem Carne: receitas veganas para testar no jantar

Por Redação
Segunda Sem Carne: receitas veganas para testar no jantar
O hambúrguer de lentilha é uma opção de jantar para quem quer aderir a campanha "Segunda Sem Carne" Foto: iStock

Segunda-feira é mundialmente conhecido como um dia para tomarmos decisões e começarmos transformações. Foi com esse intuito que nasceu a campanha “Segunda Sem Carne“.

A ação se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.

LEIA MAIS >> Dez receitas com massa para testar em casa

Chef Léo Gondim indica receitas simples e nutritivas para fazer no conforto do lar

Conversamos com a nutricionista Carolina Araripe e a nutróloga Tayna Athayde, que dividiram receitas simples e possíveis de reproduzir em casa, durante o isolamento social, para quem quiser aderir ao movimento. Confira:

Ingredientes:

– Alho (4 dentes descascados e moídos)
– Azeite de oliva virgem (Colher de sobremesa – 5,2ml)
– Cebola (Unidade pequena – 30g)
– Cenoura crua ralada (Unidade média – 120g)
– Coentro (Colher De Sopa – 2)
– Curry pó (colher de chá – 1)
– Farinha de arroz (xícara – 1)
– Grão de bico cozido (300 gramas)
– Lentilha (300 gramas)
– Limão (Suco de 1 limão)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

– Processe no multiprocessador o grão-de-bico, a lentilha, a cebola, os dentes de alho, a pimenta dedo de moça e tempere com o suco de limão.
– Adicione os temperos verdes e secos que você preferir.
– Retire a pasta do multiprocessador e coloque em uma bacia, então junte a farinha de arroz aos poucos. Provavelmente você vai precisar de toda a xícara, mas é melhor colocar aos poucos e encontrar a textura que não grude nas mãos.
– Molde hambúrgueres do tamanho que preferir. Se forem hambúrgueres pequenos, essa receita rende aproximadamente 15 unidades.
– Você pode assar em forma com papel manteiga untada em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 15 minutos de cada lado.
– Os hambúrgueres podem ser grelhados com um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente, assim ele fica com uma casquinha crocante por fora e macio por dentro. Frite cada lado até dourar e está pronto.

Ingredientes para a maionese:

– 1/4 de abacate (100g)
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de água
– 1 colher de sopa de suco de limão
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

– Bata todos os ingredientes com um garfo e sirva. Além de servir como molho de hambúrguer, pode ser usado para temperar salada.

Ingredientes:

– 2 macaxeiras
– 200g de shimeji
– 1 cebola média picada
– 1 colher de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de shoyu
– Sal a gosto

Modo de preparo:

– Descasque a mandioca e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio.
– Enquanto estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores e reserve.
– Aqueça o azeite em uma panela e adicione a cebola picada, refogue.
– Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando.
– Quando a macaxeira estiver cozida, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e ajuste o sal.
– Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizo uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e, por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou.
– Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.

Veja também