Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Chás e sucos detox para ajudar na digestão e amenizar a ressaca do fim do ano

2 jan 2021 | lifestyle

Por Redação

O fim do ano é um momento para celebrar em confraternizações e ceias com familiares e amigos. E com tantas delícias gastronômicas neste período é normal exagerar nas porções alimentares e, assim, ficar com aquela sensação de estar se empanturrado. As nutricionistas Mirella Freire e Mikayla Azevedo listaram para o Site MT algumas dicas e receitas para auxiliar na digestão e também para amenizar os efeitos da ressaca.

LEIA MAIS >>> Réveillon 2021: veja os looks escolhidos pelas cearenses para a virada de ano

Réveillon 2021: veja como foi a virada de ano dos cearenses

Mirella Freire explica que após as festividades o corpo retém mais líquido e fomenta a sensação de inchaço. “Lembre-se que aquele peso aumentado na balança após os fins de semana, feriados ou datas comemorativas não é porque você engordou, isso é reflexo de uma maior retenção de líquido, pelo aumento no consumo de massas, açúcar, sal e bebidas alcoólicas”, pontua.

Para a nutricionista, o primeiro passo para reduzir a sensação de indigestão, inchaço, desconforto e até mal estar é voltar para a rotina. Mirella compila ainda outras dicas para auxiliar no combate ao inchaço.

  • Reduza o consumo de alimentos fonte de proteína de origem animal, isso dará uma “trégua” na digestão e facilitará a eliminação, você perceberá um melhor funcionamento do intestino. Vale fazer esse tipo de dieta por, pelo meno, um dia.
  • Pratique o jejum noturno fisiológico de 10 a 12h, durante o período não alimentado do sono, regulamos funções hormonais importantes e facilitamos o processo de detoxificação hepática.
  • Aumente a ingestão de líquidos que favorecem a diurese, água de coco natural, sucos e chás.
  • Outras medidas como sauna, exercícios físicos e drenagem linfática são muito bem vindas também no combate à retenção de líquidos.

Já Mikayla Azevedo reforça que, durante essas festividades, o consumo de sódio aumenta e este é o principal responsável pela retenção de líquido. “Alimentos ricos em sódio são os principais vilões da retenção de líquido, que se caracteriza, principalmente, por essa sensação de inchaço, aumento de peso e agravamento de celulites”, pontua. Além disso, aponta, a ingestão adequada de água e chás como uma boa solução para essas sensações de desconfortos.

Mikayla Azevedo reforça que, durante essas festividades, o consumo de sódio aumenta e este é o principal responsável pela retenção de líquido. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Receitas

Autora do livro de receitas ‘É mais simples do que parece’, Mirella Freire indicou cinco receitas, entre chás e sucos, para ajudar na digestão de alimentos e aliviar a ressaca.

  • Digestão de alimentos

Suchá
– Melancia + limão + salsão + chá de hortelã com gengibre

Chá
– Casca de tangerina + hortelã + alcachofra
– Cavalinha + hibisco

  • Amenizar a ressaca

Suchá
– Maracujá + ata (fruta-do-conde) + chá de capim-limão

Chá
– Boldo + carqueja + chapéu-de-couro

“No caso de melhorar a digestão, é interessante que você utilize chás que aumentem a secreção de suco gástrico pelo estômago, facilitando e ajudando no processo de digestão, como o chá de boldo e o chá de hortelã. Em relação a retenção de líquidos, chá de cavalinha e hibisco são excelentes opções”, destaca a nutricionista Mikayla.

Pandemia, ansiedade e alimentação

Conforme Mikayla Azevedo, durante esse período de pandemia, que provoca sentimentos de inseguranças nas pessoas, o processo de alimentação é visto como um momento de conforto e prazer. “Então, além da ansiedade tem também a disponibilidade de mais refeições atrativas e saborosas que estão relacionadas com as confraternizações. É um momento de avaliar as prioridades, é muito importante que você não abra mão  desses momentos, porque são eles que vão te ajudar com a ansiedade”, destaca.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE