Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Consumo de vinho por brasileiros aumenta durante o isolamento, avalia sommelier André Linheiro

4 maio 2021 | Lifestyle

Por Redação

De acordo com o sommelier e sócio da loja Brava Wine, André Linheiro, o vinho é a bebida do momento. (Foto: Divulgação)

A pandemia do novo coronavírus modificou diversos cenários, inclusive, uma preferência nacional: a cerveja. Isso porque se tornou cada vez mais frequente aquela taça de vinho no dia a dia dos brasileiros. O consumo da bebida cresceu 18,4% no Brasil em 2020, segundo a maior autoridade no setor, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A alta também é percebida em Fortaleza, pelo sommelier e sócio da loja Brava Wine, André Linheiro.

LEIA MAIS >> Leiliane Pinheiro fala sobre paixão por vinhos e como surgiu a Wine Ladies

Como fazer um drink de gin com hibisco sem complicação

Agora, de acordo com o empresário, o vinho é a bebida do momento. “Com o fechamento dos bares e restaurantes, os consumidores começaram a consumir mais vinhos e espumantes em casa, onde entra de forma estratégica a venda em lojas e supermercados. A gente nota que, dentre todas as bebidas alcoólicas, a que mais cresceu percentualmente foi o vinho. Na nossa loja, a procura é bem maior que 18%”, garante. 

O consumo de vinho cresceu 18,4% no Brasil em 2020, segundo a maior autoridade no setor, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) (Foto: Divulgação)

A pesquisa nacional também aponta que o Brasil passou de aproximadamente 360 milhões de litros para 430 milhões de litros de vinho consumidos entre o ano de 2019 e de 2020. O aumento, aponta, foi o maior entre os países associados da entidade. Em outra frente de mudança, está o perfil do consumidor, conforme André Linheiro. 

“Percebemos que existem clientes novos, que não bebiam vinho, que passaram a consumir mais em casa, por ser uma bebida mais saudável. Inclusive, recomenda-se beber uma taça de vinho toda noite, uma vez que gera saúde. Nessa perspectiva, pessoas que bebiam uísque e cerveja em festas, estão agora em casa consumindo mais vinho. São solteiros, casados, enfim, mais pessoas que não bebiam, estão bebendo, e quem bebia, está bebendo mais e melhor. Entrou mais no cotidiano”, avalia.

Estratégias alinhadas

A procura por vinhos online fez com que a loja Brava Wine, revela André, alinhasse estratégias virtuais e entrasse de vez no ambiente digital. “A Brava Wine é famosa por receber o cliente, mas não tivemos como atender de forma presencial. O que percebemos é que locais mais distantes que antes não conseguíamos atender, agora estamos atendendo. Os clientes compram diariamente e estamos atendendo um nicho do mercado que está crescendo cada vez mais”, finaliza.  

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE