Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Leiliane Pinheiro fala sobre paixão por vinhos e como surgiu a Wine Ladies

6 mar 2021 | lifestyle

Por Redação

Leiliane Pinheiro começou a trabalhar com bebidas há mais de 15 anos. Após uma mudança na área profissional, ela precisou conhecer mais sobre os vinhos e hoje, como sommelière, ela  trabalha integralmente com os rótulos cheios de histórias e surpresas. “O estudo veio da necessidade de entender as diferenças de tantos rótulos que eu tinha em mãos para atuar comercialmente. Por que tantos ‘Cabernets’? A curiosidade era maior, e depois que começamos a estudar, ler e degustar, fica um mundo sem volta. Encanta e vicia o aprender pelas taças”, detalha Leiliane.

LEIA MAIS >>  Leiliane Pinheiro ensina a fazer drinks refrescantes com vinhos e espumantes

Quatro receitas de drinks refrescantes que são a cara do verão nordestino

Durante eventos comerciais sobre vinhos, uma nova percepção surgiu para ela: as mulheres não conheciam as bebidas. “Quando eu me direcionava para as mulheres da mesa, elas raramente entendiam o que estava tomando ou, muitas vezes, não acompanhavam o marido por ‘não gostarem de vinho’ e eu, muitas vezes, insistia para que provassem, tentassem algo novo e se permitissem a harmonização”, conta. 

Foi a partir do sucesso nesse incentivo que observou ser necessário trazer outras mulheres para esse universo dos vinhos e, assim, como ela, ficassem à vontade para provar, aprender e entender. Foi assim que surgiu o Wine Ladies, “encontros só para mulheres, onde elas ficam soltas para degustar, conversar, e discutir à nossa maneira para aprender mais”.

Brinde à distância

Os encontros do Wine Ladies são intimistas e, antes da pandemia, costumavam reunir em média 15 mulheres. Em 2020, o número de participantes por reunião teve de ser reduzido, com uma média de seis ladies. “O papo flui super bem, o intuito de trocarmos informações e tirar dúvidas fica muito mais rico. Amo eventos menores”, destaca Leiliane.  

Os encontros do Wine Ladies são intimistas e, antes da pandemia, costumavam reunir em média 15 mulheres. Em 2020, o número de participantes por reunião teve de ser reduzido. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Em março deste ano, com a retomada do lockdown em Fortaleza, os encontros migram novamente para o online, formato já adotado anteriormente pelas integrantes do grupo – mas sem perder a leveza da conversa e o glamour da degustação.

“O distanciamento por vezes obrigatório nos levou aos encontros via Zoom. Também fizemos turmas pequenas para cursos mais densos, e tivemos edições com mais de 20 confreiras para tomar um vinhozinho juntas sem tanto apego ao conteúdo! Retornamos com esse formato novamente, tanto pela adequação quanto pelas solicitações das participantes que amaram o formato”, afirma. Além das cearenses, mulheres de outras regiões do País começaram a participar das reuniões online. 

Mais que uma taça

Além de conversar sobre vinhos, que Leiliane tanto aprecia, a sommelière também destaca o valor de desmistificar que o universo das bebidas é uma espaço apenas para homens, no grupo destinado exclusivamente para mulheres. “Fico feliz que essas demandas estejam cada vez mais no passado”, celebra .“Enxergo os encontros só de mulheres como muito aconchegantes, sinto-as muito à vontade, a gargalhada corre solta e as amizades de infância que surgem em cada edição são maravilhosas. Como não ser grata e feliz à frente disso?”, pontua. 

Para Leiliane, além de poder levar conhecimentos sobre vinhos para outras mulheres, o Wine Ladies é um momento de descontração. “Nem sei se consigo usar a palavra liderar, pois não dou aula, mesmo sendo focada em ensinar minhas confreiras o melhor do vinho. Eu me divirto demais. E elas já sabem, eu não dou aula, eu faço esses encontros para bater papo de vinho com minhas amigas. Amo isso”, finaliza.

A sommelière destaca o valor de desmistificar que o universo das bebidas é uma espaço apenas para homens, no grupo destinado exclusivamente para mulheres. Foto: Reprodução/ Instagram)


Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE