Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Corrida de Rua: tendência passageira ou estilo de vida?

9 maio 2024 | Lifestyle

Por Nadine Lima

Aumento de praticantes da corrida é nítido, não só nas ruas e redes sociais, mas comprovado em dados.
Conheça mais sobre o esporte, seus benefícios e como começar
Socorrinha Lima pratica corrida de rua há 17 anos e o esporte virou sua profissão (Foto: Arquivo pessoal)

Com aumento significativo dos praticantes de corrida de rua, o esporte tem chamado atenção nas redes sociais. A questão é: está todo mundo correndo? A prática é um estilo de vida que veio para ficar ou apenas mais uma tendência passageira? Dos profissionais aos amadores, corredores apontam seus benefícios e formas de começar no esporte.

LEIA MAIS>> Confira pontos de arrecadação de doações em Fortaleza para o Rio Grande do Sul

O que começou como eventos esportivos isolados se transformou em uma verdadeira febre. Diversas pessoas, de todas as idades e níveis de condicionamento físico, estão participando de corridas. Essa tendência não é apenas um achismo de redes sociais, mas um fato comprovado em dados. ​​

Somente em 2023, aconteceram mais de 150 mil corridas de rua, conforme relatado pela Associação Brasileira de Corridas de Rua. A corrida de São Silvestre, por exemplo, teve suas inscrições encerradas dez dias antes do prazo previsto, pois já havia alcançado o limite de 35 mil participantes inscritos. 

Entre os principais benefícios da corrida para a saúde, estão a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhora do condicionamento físico, o controle da pressão arterial e a redução de estresse. Além disso, para quem quer deixar o sedentarismo de lado, a corrida é uma alternativa simples e acessível para iniciantes.

Do hobby à profissão

Muitas vezes esse estilo de vida pode ir além e virar até profissão. É o caso da atleta e profissional de Educação Física, Socorrinha Lima, de 28 anos, que pratica corrida há 17 anos e coleciona diversos troféus e títulos. A atleta começou na corrida com apenas 11 anos de idade, por meio de um projeto social, e se formou em Educação Física por conta do esporte. Atualmente, além de competir, ela atua como treinadora de corrida.

Sobre o aumento de praticantes e tendência do esporte nas redes sociais, a profissional acredita que é uma onda que veio para ficar. “A corrida sempre foi um esporte acessível e o aumento de praticantes é nítido nas corridas”, enfatiza.

Atleta coleciona troféus e títulos e atua como treinadora de corrida (Foto: Arquivo Pessoal)

Em uma outra perspectiva na corrida de rua, o assistente de marketing Matheus Braga, de 23 anos, começou a praticar o esporte semanalmente há 1 ano, após convite de um amigo. Para ele, o benefício principal da corrida está na sua saúde mental, por conseguir se desligar da rotina agitada e aproveitar o momento da corrida para relaxar, além dos ganhos físicos como uma maior disposição e resistência.

“Comecei gradualmente e fui me encantando pelo esporte cada vez mais após começar a participar de corridas organizadas e perceber melhoras na minha saúde”, finaliza Matheus.

Matheus Braga destaca a melhora de sua saúde mental como principal benefício (Foto: Arquivo Pessoal)

Como e onde começar a correr?

Antes de qualquer coisa, um par de tênis e um pouco de motivação são suficientes para começar. Porém, algumas dicas podem melhorar a experiência para os iniciantes.

Para quem quer começar a correr, a atleta Socorrinha Lima indica que o principal segredo é respeitar seus limites e começar devagar, correndo pequenas distâncias. Além disso, se possível, o auxílio de um profissional de Educação Física é um diferencial para ajudar com os treinos e garantir a segurança da prática.

Fortaleza é um local privilegiado para quem quer começar a correr, com grupos e assessorias de corrida localizados em diferentes pontos da cidade. A Beira Mar, por exemplo, é uma boa alternativa para aproveitar a vista do mar enquanto corre, além da presença de outros praticantes que podem motivar.

Além disso, o calçadão do Vila do Mar, na Barra do Ceará, conta com uma vista privilegiada. Em outros pontos da cidade, a praça do Lago Jacarey ganha cada vez mais frequentadores, além de avenidas como a Bezerra de Menezes, Mister Hull e José Jatahy.

Para não esquecer

1. Equipamento adequado: Invista em um bom par de tênis para corrida que ofereça suporte e conforto.

2. Estabeleça metas realistas: Defina metas alcançáveis – como correr por 20 minutos sem parar – e vá aumentando gradativamente.

3. Encontre uma companhia: Correr com amigos ou em grupos pode tornar a experiência mais agradável e motivadora.

Checklist feito? Agora é só dar a largada!

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE